O Referencial Teórico, também conhecido por Revisão de Literatura (ou ainda Fundamentação Teórica), é uma das seções do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) onde o estudante universitário vai pesquisar com profundidade sobre os principais estudos publicados pela comunidade científica, de modo a embasar o seu trabalho acadêmico da melhor maneira possível. Nesse conteúdo teórico são apresentados os resultados mais relevantes daquele tema de TCC escolhido, a fim de que o discente direcione sua investigação científica, conectando aquilo que já foi feito pelos pesquisadores e aquilo que se pretende fazer no corrente trabalho de conclusão de curso.

referencial-teorico-tcc O que é o Referencial Teórico do TCC?

A construção do referencial teórico se inicia com a busca dos principais artigos científicos, TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a temática que se deseja trabalhar para a elaboração da monografia. As principais bases de dados para pesquisar obras científicas são (1) Google Acadêmico, (2) SciELO, (3) Portal Capes, (4) Scopus e (5) Web of Science.

A maior parte dos estudantes universitários brasileiros tem utilizado o Google Acadêmico, pois nessa base encontra-se referências na língua portuguesa com a possibilidade de baixar gratuitamente. A SciELO é a maior base de dados da américa latina, podendo-se encontrar a maior parte das obras científicas em português e espanhol, sendo também gratuito. O Portal de periódicos da Capes, é uma plataforma que contém diversas bases de dados, além das citadas anteriormente, contemplando aquelas que são mais utilizadas pelas respectivas áreas do conhecimento humano. Como exemplo, tem-se a PubMed, uma base de dados da área da biomedicina. Já a Scopus e Web of Science são as bases com os periódicos de maior qualidade do mundo. A maioria das obras estão na língua inglesa, logo o estudante que deseja utilizá-las para o seu TCC necessita possuir habilidade no idioma. Além disso, para acessar e baixar artigos científicos nessas duas bases, é necessário realizar login com a conta universitária, uma vez que a Scopus e Web of Science são plataformas pagas.

Veja também:  9 melhores marcas de chopp mais vendidas no Brasil em 2024

Após a busca e leitura aprofundada do tema de TCC através de vários artigos científicos, o estudante necessita organizar os trechos de parágrafos das obras consultadas, elaborar as correspondentes paráfrases e inserir nos parágrafos dos subtópicos do referencial teórico. Esse procedimento pode ser feito com o auxílio de uma planilha, de modo a facilitar a organização tanto dos parágrafos quanto das referências bibliográficas no formato ABNT nas páginas finais do TCC. Não se recomenda fazer esse trabalho de forma manual, pois o discente pode esquecer de citar os autores, esquecer de inserir as referências ao final do TCC ou, ainda, não organizar adequadamente as paráfrases construídas com base nos trechos consultados.

A fase de referencial teórico tende a levar uma, duas ou mais semanas, sendo proporcional ao nível de maturidade e habilidade técnica que o estudante tem com pesquisa científica. Caso o estudante tenha feito projeto de iniciação científica (PIBIC) antes de começar o TCC, terá facilidade em buscar os artigos e analisá-los antes de escrever a revisão de literatura. Por fim, o estudante pode utilizar um mapa mental para estruturar os subtópicos do referencial teórico e ter uma visão global dele, facilitando a organização dos parágrafos e escrevendo-os com maior coerência e coesão.