Ferramentas agregam na organização, otimizam tempo e reduzem erros.

tecnologias-de-gestao-que-nao-podem-faltar-em-uma-empresa Conheça tecnologias de gestão que não podem faltar em uma empresa

A tecnologia é uma aliada indispensável para as empresas que desejam organizar seus processos, garantir inovação e serem competitivas no mercado. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ela torna as atividades mais otimizadas, eficazes e com uma menor quantidade de erros.

As ferramentas tecnológicas permitem a gestão da cadeia de suprimentos, melhoria da gerência de talentos, aprimoramento da tomada de decisão diária, novos pontos de contato com cliente e a criação de um negócio mais flexível e adaptável, conforme explica o Sebrae.

Um exemplo de tecnologia que pode agregar no dia a dia das empresas é o dashboard, uma das principais ferramentas de gestão organizacional, que reúne em forma de gráfico dados relevantes sobre o que está ocorrendo em uma empresa. O Sebrae aponta que um dos principais benefícios do dashboard está em sua capacidade de fornecer informações de desempenho e que, como resultado, os líderes, bem como as equipes de projetos, podem tomar decisões embasadas e com foco nos objetivos, atuando em dados reais em vez de recorrer à intuição.

Essa representação visual permite ter um panorama de diversos setores, como avaliar os resultados de uma campanha de marketing ou ter uma perspectiva geral das vendas. Além dele, outras tecnologias podem aprimorar a gestão.

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Sistema ERP

O sistema de gestão empresarial (ERP) corresponde aos softwares projetados para gerenciar todos os setores de uma empresa de forma integrada, automatizando processos e permitindo o acompanhamento de resultados em tempo real. Segundo pesquisa da Gartner, mais de 80% das empresas que implementaram um software ERP reportaram um aumento significativo na eficiência operacional, com uma média de 22% de redução nos custos operacionais.

Com os sistemas de ERP, é possível controlar finanças, gerenciar estoque, emitir notas fiscais e cuidar de compras, entre outras atividades diárias.

Planilhas

As planilhas são conhecidas por auxiliar na organização e na gestão de dados. Um exemplo

é a planilha de controle financeiro, que pode ser usada na organização de receitas e despesas, na categorização dos gastos por tipo e no acompanhamento da evolução do orçamento ao longo do tempo.

Conforme indica a Serasa, além de facilitar a definição de metas financeiras, a ferramenta permite que os gestores comparem o que foi planejado com o que realmente foi gasto, oferecendo uma visão da saúde financeira do negócio.

O Google Sheets é uma dessas ferramentas, voltada para criação de planilhas, com compartilhamento e edição online, permitindo uma construção colaborativa entre funcionários. É possível importar dados para o Google Sheets de diversos canais e redes, como Instagram, TikTok, Google Ads, Meta Ads e LinkedIn, integrando-os e criando relatórios completos de marketing digital e vendas, por exemplo.

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CRM (Customer Relationship Management)

Um sistema de CRM é uma das soluções para desenvolver uma gestão estratégica de vendas, por reunir dados sobre o relacionamento entre a empresa e seus clientes. O software coleta e organiza informações, o que facilita a segmentação e o acompanhamento dos clientes.

Os dados de CRM e ERP integrados auxiliam na tomada de decisões e podem ampliar suas vendas, conforme pontua o Sebrae. Um software de CRM deve incorporar os dados das redes sociais do cliente e da empresa.

Contabilidade digital

De acordo com a Serasa, a contabilidade digital trata-se do uso dos recursos tecnológicos para facilitar os serviços contábeis, por meio de automação, análise de dados e inteligência artificial. Com a ajuda da internet e dos softwares online, promete-se uma integração entre contador, cliente e fornecedor.

Entre os benefícios apontados de adotar essas tecnologias para o setor de contabilidade está a otimização de tempo, o aumento na produtividade, a redução de erros e o aprimoramento da gestão de documentos.

A contabilidade digital elimina malotes de documentos físicos, digitação e análises manuais. A Serasa explica que a gestão de documentos melhora consideravelmente com  compartilhamento em nuvem, otimização do acesso, da visualização, do armazenamento e do envio de todo tipo de documento.

Além disso, é possível gerar relatórios para acompanhar os dados das transações financeiras, facilitando a conformidade com a legislação tributária.