A epidemia de Covid-19 trouxe uma nova perspectiva para os trabalhadores: a possibilidade de cumprir suas funções profissionais diretamente de casa, nos chamados “home offices”.

Os “escritórios em casa” são a nova tendência do mercado, não só aqui no Brasil, mas mundialmente falando. Não à toa, grande parte das empresas (a maioria esmagadora, eu diria) aderiu a esse modelo de trabalho.

Mas você sabe o que é o home office e como ele funciona? Pois não se preocupe, porque esse artigo vai contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, além de saber onde encontrar vagas abertas de home office em 2024 que mesmo não estando em alta, ainda é uma opção bastante relevante para os próximos anos. Vem com a gente!

home-office-vagas O que é home office? Vagas Abertas em 2024

O que é home office?

Quem está ativo no mercado de trabalho certamente já se deparou com a expressão “home office” em algum lugar. Muito provavelmente está familiarizado com o termo ou até mesmo trabalha dessa forma.

A título de definição, home office é o modelo de trabalho remoto onde o profissional atua em um escritório doméstico, ou seja, longe das dependências da empresa. A comunicação com a sede se dá à distância, por meio de internet, basicamente.

É possível entender, portanto, que os empregos que podem ser efetivamente realizados diretamente de casa são aqueles que necessitam tão somente de um computador e uma conexão estável com a internet.

Esse modelo de trabalho já existia antes da pandemia, mas se popularizou durante a crise sanitária por conta do isolamento social. A verdade é que deu tão certo que a maioria esmagadora das empresas mantém o modelo até hoje, e a tendência é que permaneça assim por um bom tempo.

Qual é a tradução de “home office”?

A tradução de “home office” é muito simples e já foi colocada acima, inclusive: escritório em casa. Ou seja, trata-se de atuar profissionalmente da sua própria residência.

O estágio atual de evolução tecnológica – facilidade de internet em banda larga e a consolidação de recursos online como o armazenamento em nuvem, por exemplo – permite que a comunicação e troca de materiais entre companheiros de trabalho, em quaisquer partes do mundo, se dê de maneira simples e ágil.

Veja também:  Quanto Ganha um Perito Judicial?

À primeira vista, a ideia de trabalhar em casa pode gerar um certo preconceito por parecer algo solto ou pouco profissional. Mas se engana quem pensa que home office é sinônimo de improdutividade.

Na verdade, existem estudos que comprovam que quem trabalha em casa tende a aumentar o seu rendimento em cerca de 13%. Resultado natural se levarmos em conta que um ambiente mais acolhedor e pacífico tem efeito direto no bem-estar no profissional.

Aliado a isso, as empresas também aprenderam a lidar com a nova modalidade e extrair o máximo de seus empregados mesmo que eles não estejam atuando às vistas de seus chefes.

Foram desenvolvidas formas rígidas de garantir o cumprimento de cargas horárias (como monitorar entrada no sistema ou horas trabalhadas por dia, por exemplo) e, principalmente, respeito às metas previamente definidas.

O que diz a lei sobre Home Office?

Uma dúvida que deve pairar na mente de muitos profissionais diz respeito à legislação para a modalidade home office. Em suma, o trabalhador que atua nesse modelo tem direito aos mesmos benefícios que um profissional em regime presencial teria.

Esse direito é garantido pela Lei 13.467/2017 – também conhecida como Reforma Trabalhista ou Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) -, em conjunto com a Medida Provisória Nº 1.108, promulgada em 2021 com o objetivo de “corrigir aspectos regulatórios que o uso maciço do teletrabalho durante a pandemia da covid-19 evidenciou”, segundo o Ministério do Trabalho.

Entre as principais alterações que a MP propôs estão:

  • O empregado submetido ao regime de teletrabalho ou trabalho remoto poderá prestar serviços por jornada ou por produção ou tarefa;
  • Ficou permitida a adoção do regime de teletrabalho ou trabalho remoto para estagiários e aprendizes;
  • O empregador tem a prerrogativa de fornecer os equipamentos em “regime de comodato” (empréstimo gratuito) e custear os serviços de infraestrutura;
  • Um acordo individual deverá definir os horários e os meios de comunicação entre empregado e empregador, desde que assegurados os repousos legais.

Diferenças entre home office, teletrabalho, trabalho remoto e modelo híbrido

Ao longo desse artigo já foram usadas expressões como “trabalho remoto”, “teletrabalho” e, claro, “home office”. Mas você sabe a diferença entre esses termos? E o significado de modelo híbrido?

A primeira expressão que precisa de definição é “trabalho remoto”. Trabalho remoto se refere, basicamente, a qualquer emprego que pode ser realizado remotamente, ou seja, fora do ambiente dos escritórios.

Nesse caso, é natural pensar que o home office é um tipo de trabalho remoto, assim como o teletrabalho e o modelo híbrido.

Veja também:  Emprega Campinas vagas abertas em 2024: Consultar empregos disponíveis

O teletrabalho, por definição da própria Lei 13.467/2017, é a “prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo”.

Ou seja, o home office é uma forma de teletrabalho realizado em casa. A diferença é que até o período da pandemia não havia uma legislação específica que tratasse desse tipo de modelo, hoje consolidado.

Já o formato híbrido, como o próprio nome sugere, é aquele onde cabem os dois regimes de trabalho: remoto e presencial. De modo geral, o funcionário atua majoritariamente à distância, com visitas esporádicas e pré-determinadas ao escritório ou sede física da empresa.

Vantagens e desvantagens do escritório em casa

Como todo modelo de trabalho, o home office oferece vantagens e desvantagens tanto para o funcionário quanto para as empresas, embora pareça haver mais benefícios no geral.

Do ponto de vista do trabalhador, a principal vantagem é, sem sombra de dúvidas, um aumento significativo na qualidade de vida, especialmente para quem precisa enfrentar longa jornada para chegar ao local de trabalho.

Outras vantagens para o funcionário são:

  • maior autonomia para a realização do trabalho;
  • mais tempo de convivência familiar;
  • redução do estresse;
  • ganhos com organização, disciplina e responsabilidade.

Já as empresas são favorecidas da seguinte da forma:

  • diminuição dos erros;
  • maior produtividade;
  • redução dos custos;
  • diminuição da tensão entre os profissionais;
  • redução dos prazos de entrega;
  • capacidade de atrair novos talentos.

Quanto às desvantagens, pode-se destacar uma possível dificuldade do funcionário com a infraestrutura do escritório, muitas vezes improvisado, dificuldade com horários, falta de interação social, sobrecarga, interferência de questões domésticas nos assuntos de trabalho, entre outros fatores.

Quem pode trabalhar em home office?

O período pós-pandemia revelou que o home office aceita praticamente todos os tipos de segmentos profissionais, embora os setores de tecnologia e comunicação sejam os grandes carros-chefes do modelo mundo afora.

Abaixo seguem alguns exemplos de profissões que adotaram o formato de trabalho em home office.

  • Programador
  • Jornalista
  • Contador
  • Professor
  • Redator
  • Criador de conteúdo
  • Desenvolvedor Web
  • Designer Gráfico
  • Médico (telemedicina)
  • Profissionais de marketing em geral
  • Advogado
  • Tradutor

O que eu preciso para trabalhar em casa?

Montar um escritório em casa não é uma tarefa complicada, mas exige algumas condições fundamentais, tanto de infraestrutura quanto pessoal.

Na questão de infraestrutura, itens indispensáveis são:

  • uma mesa funcional, cujo tamanho dependerá do espaço disponível e do tipo de trabalho a ser realizado;
  • uma cadeira (as cadeiras gamer, tanto em voga atualmente, são bastante confortáveis e projetadas justamente para quem passa muitas horas na frente do computador);
  • um computador, seja desktop ou notebook;
  • uma internet rápida e estável, de preferência.
Veja também:  Haojue Motos: Telefone de Contato e Vagas de Emprego

Quanto aos aspectos pessoais, o trabalho em home office é fundamentado em três pilares centrais: responsabilidade, disciplina e organização.

É dever do profissional entender que não estar sob os olhares do chefe durante o turno não o isenta de realizar o seu trabalho de maneira bem feita. Na verdade, a responsabilidade é proporcional à liberdade oferecida pela empresa.

O que é melhor: ter um emprego, montar meu negócio ou ser freelancer?

Essa é uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas quando se trata de home office, pois a resposta depende basicamente do que o profissional deseja para a sua carreira e vida pessoal.

Um dos maiores atrativos de se tornar um freelancer ou ter o próprio negócio é a liberdade de realizar o seu trabalho sem precisar se submeter a um chefe ou estrutura empresarial.

O freelancer terá essa liberdade um pouco mais cerceada por se tratar, na prática, de um prestador de serviços. No entanto, ainda cabe a ele decidir que trabalhos aceitar e quando aceitar, por exemplo.

Já montar o próprio negócio demanda iniciativa, conhecimento de mercado e injeção de capital, na maioria dos casos. Todavia, é o formato que mais entrega liberdade ao profissional, não à toa o significativo crescimento das pequenas empresas nos últimos anos.

Vale ressaltar que, apesar da necessidade de se reportar a um empregador, trabalhar em uma empresa oferece vantagens em relação a ser freelancer ou ter um negócio, entre elas a estabilidade e os direitos trabalhistas previstos em vínculo por CLT.

Como encontrar vagas de emprego em home office em 2024?

A melhor forma de encontrar vagas em home office é o bom e velho Google. Você pode acessar sites de empregos, habilitar os filtros para home office e avaliar a oportunidade que mais se adéqua ao seu perfil profissional.

Nesse link tem uma série de páginas onde é possível encontrar emprego em modalidade home office, inclusive para quem atua como freelancer.

Caso você queira uma lista de empresas que estão oferecendo vagas agora mesmo, é só clicar aqui e começar a mandar os currículos!