Finalizada a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e enviada para a banca examinadora, é momento de se concentrar na preparação da apresentação. O ideal é que o aluno revise seu TCC escrito para ter uma visão global da estrutura da monografia, pois na apresentação ele vai expor apenas o que de mais importante ele desenvolveu no seu trabalho acadêmico. De fato, a defesa do TCC é uma apresentação oral da síntese do documento escrito, evidenciando os principais resultados alcançados no estudo científico.

como-preparar-a-apresentacao-do-tcc Como Preparar a Apresentação do TCC?

Inicialmente, é necessário o estudante estar ciente do tempo disponível que ele terá no momento da defesa do TCC, para iniciar seu planejamento da quantidade de slides que serão elaborados. Geralmente, a apresentação do TCC está entre 30 e 50 minutos. Assim, é recomendado preparar de 30 a 50 slides, para que fique uma média de 1 slide por minuto.

Não diferente da estrutura do TCC, a composição dos slides deve conter (1) Capa, (2) Estrutura ou Roteiro da Apresentação, (3) Introdução, (4) Revisão de Literatura ou Referencial Teórico, (5) Metodologia ou Materiais e Métodos, (6) Resultados e Discussão, (7) Conclusão e (8) Referências.

Quanto ao conteúdo dos slides da apresentação do TCC, é recomendado colocar o texto na forma de itens ou listado, visando facilitar a organização das informações a serem apresentadas. O uso de imagens deve ser bem explorado, pois enriquece a apresentação do trabalho e facilita o entendimento da temática do TCC a ser visto pela banca examinadora. O emprego de tabelas também tende a aumentar a qualidade do documento da apresentação, pois facilita a comparação entre variáveis analisadas, bem como as soluções encontradas através dos métodos científicos aplicados no estudo acadêmico. É importante lembrar de não utilizar muitos textos nos slides, pois isso pode demonstrar que o estudante não está dominando plenamente o conteúdo e ser malvisto pelos avaliadores, aumentando a probabilidade de a nota da defesa ser afetada negativamente.

Veja também:  A importância do autoconhecimento na escolha da faculdade certa

Outro fator muito importante no momento da defesa é a postura do discente. Este deve empregar uma postura ereta, olhos direcionados para os avaliadores sempre que possível, gesticulação com as mãos para demonstrar confiança e argumentação fluida. É importante o aluno treinar sua apresentação o máximo de vezes possível, visando controlar o tempo, seu domínio de conteúdo e sua confiança. O estudante também pode simular possíveis perguntas dos avaliadores, a fim de estar 100% preparado para o tão esperado dia da defesa de TCC.

Por fim, o discente precisa se atentar em chegar com antecedência no dia da apresentação, manter a respiração regular, e controlar a emoção para que o fator psicológico não interfira no dia mais importante de sua graduação. Caso seja possível, já transfira o arquivo de apresentação para o computador que será utilizado e ative a projeção do Datashow. O resultado positivo será consequência da dedicação e persistência do formando no desenvolvimento e apresentação do TCC.