Hoje em dia, com a modernização do mercado, nem toda profissão tem como exigência a formação em um curso superior. Apesar de ainda haver demanda de diploma para trabalhos mais tradicionais, existem inúmeras opções de prestação de serviços nas quais você pode se profissionalizar sem passar pela faculdade.

É possível criar uma carreira como influencer, fotógrafo, cuidador, entre outras alternativas, com um retorno financeiro satisfatório sem se matricular em cursos que demoram cerca de 4 anos até a sua conclusão. Nos tópicos a seguir, você verá que com um bom equipamento ou especializações mais rápidas, seu sonho de iniciar o seu próprio negócio ou trabalhar para uma boa empresa pode ser realizado!

profissoes-que-nao-precisam-de-faculdade Profissões que não precisam de faculdade: Quais são e Como ingressar na área?

Profissões que não precisam de faculdade

No mercado atual, existem inúmeras alternativas de profissões que podem aumentar a sua fonte de renda sem que seja necessário passar anos em uma faculdade. Para prestar serviços como cabeleireiro, comissário de bordo, cuidador, entre outros, são necessárias profissionalizações mais curtas. Veja o que é preciso para construir uma carreira nesses e em outros tipos de trabalho nos tópicos a seguir.

Copywriters e Ghost Writers 

O copywriter, ou de redator publicitário, trabalha com a produção de textos persuasivos e tem uma grande demanda especialmente de sites ou redes sociais que vendem algum produto ou serviço. Já os Ghost Writers são contratados para redigir, de forma anônima, livros literários, científicos, entre outros, passando-se pelo autor.

Em ambas as alternativas, é preciso ter um bom conhecimento da língua portuguesa e em estratégias de marketing e existem cursos rápidos e workshops, inclusive com certificados, que podem te profissionalizar nessa área. Invista no melhor notebook com bom custo-benefício para começar agora mesmo sem gastar muito.

Edição de vídeo e imagem

Seja para as redes sociais, para a venda de produtos e serviços a partir das imagens, ou em produções artísticas, o trabalho do editor de vídeo e imagem é fundamental para criar uma transição de cenas, ao mesmo tempo, persuasiva e bem finalizada.

São muitos os cursos que ensinam, de forma rápida, a manusear de maneira profissional os programas de edição. Você pode até baixar aplicativos TTS de edição de vídeo mais intuitivos em seu smartphone, aprendendo como criar mídias incríveis.

Front-end e Back-end developers 

Duas profissões que não precisam necessariamente de faculdade e têm se popularizado muito atualmente, devido à grande demanda de vendas na internet, são a de Front-end e a de Back-end, ambas relacionadas à área da tecnologia. Uma boa dica é investir em um equipamento de ponta, como o melhor notebook com boa capacidade de processamento.

Enquanto o Front-end é o responsável pela apresentação final de um site, trabalhando para que seu layout fique com a identidade do cliente, o back-end cuida dos bastidores, ou seja, nas estratégias de programação para que a estrutura por trás desse site funcione bem.

Cuidador de animais

Muitos donos de pets, quando vão viajar, por exemplo, precisam de alguém para tomar conta de seus bichinhos e preferem não colocá-los em hotéis ou creches, buscando por um atendimento mais individualizado. Para isso foi criada a profissão de cuidador de animais.

Veja também:  Curso de Marcenaria SENAI 2024 Gratuito: Inscrições

Como as funções do cuidador giram em torno de observar, fazer companhia, medicar e alimentar os animais, não é necessário, por exemplo, uma faculdade de veterinária ou algo do tipo, apenas muito amor pelos pets e boa vontade para cuidar deles.

Comissário de Bordo

Se você sempre sonhou em conhecer o mundo, mas não tem tempo ou condições de fazer uma faculdade, a profissão de comissário de bordo é uma excelente alternativa e não exige um curso superior, pois possui um curso próprio.

Para se tornar um profissional na área, a duração média dos estudos é de cerca de 280 horas, ou seja, em um período de aproximadamente 5 meses você já estará apto para prestar esse serviço e trabalhar para empresas nacionais e internacionais.

Fotógrafo

A carreira de fotógrafo é super tradicional e tem uma grande demanda o ano todo, seja para fotos profissionais, de eventos, ou para eternizar momentos especiais na vida dos clientes. Existem vários cursos rápidos que ensinam, por exemplo, sobre a montagem de cenários, poses, como manipular a câmera e muito mais.

Invista em um bom equipamento e, se possível, alugue um espaço para criar seu próprio estúdio, assim, você tem a opção de se deslocar ou não para cumprir uma demanda, criando uma carreira duradoura.

Cuidador de idoso

Ao chegar na terceira idade, muitas pessoas precisam de um acompanhamento individualizado para conseguirem cumprir as funções básicas do dia a dia. Muitas famílias não gostam ou não têm condições de colocá-los em casas de repouso, sendo a contratação de um cuidador de idosos a melhor opção.

Ter algum conhecimento na área de  enfermagem é sempre um diferencial, mas, caso o idoso não demande nenhum cuidado médico, é possível criar uma carreira cuidando de vários clientes, dedicando-se com paciência, afeto e zelo pelos seus clientes.

Atleta

A carreira de atleta é uma excelente opção para quem está em busca de uma profissão que não precise de faculdade, no entanto, para chegar aos campeonatos nacionais e internacionais, apesar de não haver aulas tradicionais, é preciso muita dedicação e disciplina.

Busque por um treinador individual ou uma escola para ter contato com uma equipe que te ajudará a treinar e fazer o que é preciso para preparar o seu corpo e a sua mente para tornar o esporte a sua carreira. Os melhores atletas conseguem patrocínios, são contratados para times e podem ter um retorno financeiro excelente.

Auxiliar de enfermagem

A profissionalização na área de auxiliar de enfermagem pode ser um bom investimento para quem precisa trabalhar e não pode ou não tem condições de passar anos em uma faculdade. Essa é uma profissão de grande demanda e será uma boa fonte de renda.

O curso de capacitação para se tornar auxiliar de enfermagem dura em média 15 meses, ou seja, em pouco mais de um ano você estará apto para trabalhar em hospitais, creches, postos de saúde e construir uma carreira.

Recepcionista

A profissão de recepcionista já é bastante tradicional e gera bastante demanda, principalmente de hotéis e restaurantes, no entanto, não é preciso cursar nenhuma faculdade para prestar esse serviço, sendo uma excelente opção para quem precisa trabalhar de imediato.

Veja também:  Como descobrir sua vocação profissional

Para se dar bem nessa área é preciso estar sempre bem apresentável, de acordo com o ambiente no qual irá recepcionar, ter uma boa comunicação e um certo conhecimento em computação para se adaptar ao sistema de cada local.

Atendente de Call Center

Os call centers possuem uma grande demanda de profissionais, pois atendem geralmente a grandes empresas que possuem clientes em todo o país ou até mesmo estrangeiros. Para trabalhar nessa área não é necessário fazer faculdade, mas é fundamental ter uma boa comunicação.

A depender do tipo de atendimento feito, você precisará seguir uma cartilha da empresa para a resolução de dúvidas ou a solução de problemas. Em alguns locais, você liga para oferecer serviços, produtos e prospectar novos clientes.

Bombeiro

Mais uma profissão que não precisa de faculdade, mas pode se tornar uma carreira promissora é a de bombeiro. Caso você tenha a vontade de ajudar as pessoas e intervir em situações de perigo, essa é a área ideal para seguir.

O curso para se tornar um bombeiro profissional, que treina não só os conhecimentos técnicos como o seu condicionamento físico, dura, em média, de 8 a 10 meses, ou seja, em menos de 1 ano você já começa a trabalhar.

Piloto de Avião

Construir uma carreira como piloto de avião te permite conhecer o mundo todo e essa é a profissão dos sonhos de muitas pessoas. Para conquistar esse título não é preciso fazer uma faculdade, porém existem cursos que te tornam especialistas e são divididos em duas categorias.

É possível se matricular em uma diversidade de cursos técnicos, como, por exemplo, para piloto comercial, que dura cerca de 2 anos. Assim, você completará o número de horas de voo necessárias e já poderá ficar à frente de uma tripulação.

Cabeleireiro

A profissão de cabeleireiro te oferece várias possibilidades, como o atendimento em domicílio, o trabalho em um salão específico ou até a abertura do seu próprio negócio. Não existe uma faculdade especializada nessa área, no entanto você pode procurar por cursos profissionalizantes.

Você ainda pode se especializar como um escovista, focar seu trabalho em cabelos masculinos ou femininos e se juntar a uma equipe para montar um estúdio com a sua própria identidade.

Eletricista

O eletricista é um profissional bastante requisitado, pois as demandas de manutenção nunca param, seja em domicílios ou em empresas. Para trabalhar nessa área existem cursos que podem ser feitos online ou presencialmente.

Com essa especialização você pode atender seus clientes individualmente ou prestar serviços para um estabelecimento. O tempo de duração do curso é de alguns meses e você já estará apto para fazer instalações e consertos.

Mecânico de Aeronaves

A profissão de mecânico de aeronaves é bastante requisitada no mercado, portanto, você já pode iniciar na área com um bom retorno financeiro. É preciso, no entanto, se especializar com cursos técnicos, que duram cerca de 2 anos.

O curso escolhido deve ser aprovado pela ANAC para que tenha validade no mercado de trabalho e no final você estará preparado para trabalhar com diferentes modelos de aeronaves.

Veja também:  Conquiste sua vaga: 5 passos para ter sucesso em entrevista de emprego

Assistente Administrativo

As empresas têm alta demanda por assistentes administrativos, visto que esses profissionais são essenciais para a administração de protocolos, a expedição de documentos e as demais exigências burocráticas para que o funcionamento de toda a equipe aconteça de forma organizada.

Para procurar o curso de assistente administrativo é necessário ter concluído apenas o ensino médio e ter 16 anos ou mais. Essa especialização dura de 4 a 6 meses e já te coloca no mercado de trabalho para atuar em instituições públicas ou privadas.

Cozinheiro

Cozinhar é uma profissão milenar e tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, sendo bastante valorizada principalmente em restaurantes que oferecem experiências gastronômicas e gourmets. Para se profissionalizar na área, existem diversas opções.

Algumas instituições oferecem cursos gratuitos de cozinheiro com carga horária de 60 horas e você pode optar, também, por cursar gastronomia, estudando por cerca de 2 anos para trabalhar como assistente, chefe ou abrir seu próprio negócio.

Vendedor

Uma excelente opção para quem é comunicativo e sabe persuadir potenciais clientes a comprar produtos e serviços é se tornar vendedor. Você pode conseguir um bom emprego apenas demonstrando as suas habilidades na prática ou pode se profissionalizar com cursos específicos.

Hoje em dia, existem tanto opções online quanto presenciais de cursos, por exemplo, para Técnico em Vendas, que duram cerca de 1 ano. Com isso, você poderá liderar uma equipe e poderá trabalhar tanto com lojas presenciais quanto com as que vendem pela internet.

Motorista

Para se tornar um motorista profissional, além de muita habilidade no volante, é preciso ter algumas especializações. Apesar de não haver uma faculdade para essa profissão, você pode aumentar o seu valor no mercado, por exemplo, com cursos específicos.

Algumas opções são obter a certificação de transporte seguro para cargas e passageiros, capacitar-se em gerenciamento de riscos, além de estudar sobre a direção defensiva. É preciso, também, conseguir uma carteira de habilitação do tipo que o veículo a ser dirigido demanda.

Influencer

Com o crescimento das redes sociais, a ocupação como influencer deixou de ser um hobby e vem se tornando uma profissão. Como não existe um curso na faculdade para esse tipo de serviço, qualquer pessoa que tenha boas habilidades de comunicação e que deseja ter sucesso na internet pode alcançar esse objetivo.

Alguns diferenciais que podem te ajudar a ser contratado por mais clientes na divulgação de produtos e serviços é, por exemplo, obter conhecimento em marketing estratégico, oratória e aprender mais sobre como utilizar as câmeras a seu favor.

Conheça as profissões que não precisam de faculdade e escolha a que se identifica mais!

Como você pôde ver, são muitas as profissões que não precisam de faculdade e, mesmo assim, podem te dar um retorno financeiro bastante satisfatório. A maioria das opções, além de te garantir um bom emprego, também te possibilitam abrir o seu próprio negócio.

Caso esteja pensando em investir em uma área específica e não tem tempo ou dinheiro para ingressar em um curso superior, busque por uma profissionalização mais curta em uma das alternativas acima e comece ainda hoje a carreira dos seus sonhos!