Um jogo que vale muito e desperta euforia aos torcedores. Palmeiras x Corinthians é tratado como um dos maiores clássicos do Brasil. Para disputar o Derby, os jogadores precisam de uma habilidade específica: lidar com pressão.
Fique ligado nas notícias diárias do Palmeiras e leia essas três curiosidades sobre o clássico:
1- Artilheiros e pedras no sapato
Róger Guedes, o jogador que faz a diferença no ataque. De 2021 a 2023, o atacante chamou a responsabilidade em Derbys. Com a camisa do Corinthians, Guedes fez quatro gols no clássico e ganhou moral com a torcida.
Vale lembrar que Róger Guedes defendeu o Palmeiras antes de ir para o Corinthians. O atacante obteve mais sucesso com a camisa do Coringão, sendo uma pedra no sapato do rival.
Outro que dificultou bastante a vida do Palmeiras foi Romarinho, o garoto iluminado. O atacante marcou cinco vezes contra o Verdão. Jogou três temporadas seguidas e saiu do Corinthians com status de ídolo. Conquistou a Libertadores da América (2012) e o Mundial (2012).
Agora, vamos falar sobre personagens palmeirenses. Raphael Veiga, por exemplo, deixou sua marca no Derby Paulista. Desde 2019 no Porco, o meia já tem cinco gols no clássico Palmeiras x Corinthians.
Luiz Adriano chegou ao Palmeiras com a esperança de muitos gols. Em clássicos contra o Corinthians, ele entregou exatamente isso. São cinco bolas na rede. Dessa forma, se colocou como mais um ‘carrasco’ do rival alvinegro.
2- O verde é inaceitável
Para o Corinthians, a cor verde é “proibida”, pois remete ao rival Palmeiras. Nos últimos tempos, o Timão evitou usar verde a qualquer custo.
Em novembro de 2016, um acidente aéreo provocou a morte de 71 pessoas. No avião, estava a delegação da Chapecoense. O destino era Medellín, na Colômbia. Apenas seis passageiros sobreviveram à tragédia. Um dos acontecimentos mais tristes da história do futebol.
Uma onda de solidariedade tomou conta do país inteiro. Os clubes brasileiros fizeram um gesto simbólico de colocar o escudo da Chape na camisa. Como o time catarinense usa verde, por isso, o Corinthians se mostrou resistente à ação. O time de Itaquera não abriu mão do que pensa e deixou o símbolo da Chapecoense em cor preta.
Em outro gesto de empatia pelo próximo, o Corinthians novamente tirou a cor verde. Por causa das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, a bandeira da cidade foi usada na camisa de vários clubes. Para esconder o verde, o “patch” de Juntos pelo RS ficou preto e branco.
A cor verde ser proibida no Corinthians rende muita polêmica. O Palmeiras não sente a mesma repugnância com as cores preto e branco.
3- Palmeiras x Corinthians em mata-mata
Quem leva a melhor no mata-mata entre Palmeiras x Corinthians? Na história, o Palmeiras tem uma ligeira vantagem de 13 a 9. Nas duas vezes que se enfrentaram na Libertadores da América, 1999 e 2000, o Verdão levou a melhor.
O mais curioso é que o Derby, até hoje, não apareceu na Copa do Brasil. Sempre houve desencontros na competição nacional.