O mundo está a cada dia que passa mais povoado, e a aglomeração de milhares de pessoas nos grandes centros urbanos é algo que se tornou cada vez mais comum nas grandes cidades de todo o planeta, sejam essas cidades de países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

As grandes aglomerações de pessoas trazem uma serie de problemas para as cidades, como por exemplo: o grande número de lixo, sujeiras e detritos que são gerados pelas pessoas e suas atividades (residência, trabalho e etc.).

poluicao-no-mundo 10 Cidades Mais Poluídas do Mundo

Paralelamente ao aumento populacional (somos mais de 8 bilhões de pessoas no mundo), passou a existir o aumento da produção industrial, o aumento da produção de lixo, o aumento no numero de veículos circulando nas ruas e por consequência passou a existir um numero maior de agentes de poluição no meio ambiente.

O lixo e a poluição se tornaram grandes problemas para as cidades muito populosas, pois eles podem gerar inúmeras doenças, além de fazer surgir e abrigar animais peçonhentos (ratos, baratas, escorpiões e etc.) e pode gerar um mau cheiro extremamente desagradável que chega a ser insuportável nas regiões mais afetadas.

A Poluição e Seus Males

A poluição é qualquer tipo de degradação da saúde do meio ambiente e por consequência problemas para a saúde das pessoas que habitam lugares poluídos.

A poluição pode ser sonora, atmosférica, térmica, por elementos de radiação, por substancias que não são biodegradáveis e outras causas.

Com relação ao meio ambiente a população pode causar danos como:

  • A morte dos rios e lagos do local poluído;
  • A destruição da camada de ozônio;
  • A ocorrência de chuvas ácidas;
  • O processo de acidificação da água e do solo do local poluído;
  • Inversão térmica, entre outros danos.
Veja também:  Vai ter greve de ônibus em SP em 2024?

Com relação à saúde das pessoas, a poluição causa danos como:

  • Surdez;
  • Problemas psíquicos;
  • Grandes alterações nas taxas de natalidade e mortalidade de uma cidade poluída;
  • Morte por asfixia;
  • Necrose de tecidos;
  • Aumento nas taxas de ocorrência de câncer;
  • Propagação acentuada de doenças infecciosas e outros problemas diversos.

O Início da Poluição No Planeta

Os primeiros sinais da poluição no planeta terra surgiram junto com a Revolução Industrial, que trouxe consigo o processo de urbanização e o inicio das grandes indústrias.

A Revolução Industrial deu força para a consolidação do capitalismo e incentivou a produção industrial e que as pessoas acumulassem riquezas. O progresso estava aliado a exploração e por consequência a destruição dos recursos naturais.

O aumento da produção gerou como consequência o aumento do consumo e do lixo produzido, gerando consequências muito sérias para o planeta, devido a dificuldade em descartar o lixo gerado, pois os materiais não se degradam na mesma proporção em que são consumidos.

Por isso, a poluição se tornou uma grande preocupação da humanidade e se temos a intenção de que as futuras gerações possam desfrutar de um planeta saudável teremos a necessidade de mudarmos o nosso relacionamento com relação a exploração do meio ambiente.

cidades-mais-poluidas-do-mundo 10 Cidades Mais Poluídas do Mundo

As 10 Cidades Mais Poluídas do Mundo

Devido a grande preocupação existente com a qualidade de vida das pessoas, existem órgãos preocupados com as condições ofertadas por cada cidade para se viver.

O Instituto Blacksmith (organização não governamental) junto a revista Time e a rede ABC Environment, divulgam anualmente a lista das 10 (dez) cidades mais poluídas de todo o planeta.

De acordo com a lista, um grupo de mais de 12 milhões de pessoas vivem nessas cidades que estão afetadas pela poluição apresentando más condições ambientais, poluição do ar, água poluída, pessoas expostas a metais pesados e outros problemas de ordem ambiental.

Veja também:  Nubank vai fechar no Brasil? Saiba se vai sair do ar ou não Brasil

Segue abaixo a lista elaborada pelo Instituto Blacksmith e os motivos pelos quais estas referidas cidades são consideradas como as mais poluídas do planeta:

Linfen (China)

Lifen é uma das cidades mais poluídas da China, se destacando na exploração, produção e extração do carvão. A cidade é cheia de jazidas de carvão, e o ar é poluído devido a grande quantidade de carvão que é queimado.

O ar desta cidade está em um estado tão grande de poluição que as pessoas lavam as suas roupas e estendem no varal, e as roupas ficam sujas novamente antes de estarem completamente secas.

Tianying (China)

A cidade Tianying é um dos maiores centros produtores de minérios e de chumbo da China.

Infelizmente, existem operações na extração de minérios e chumbo, que estão em desacordo com as regulamentações de emissão de poluentes, o que tornou a concentração de poluição aproximadamente 10 (dez) vezes maior que o padrão.

Sukinda (Índia)

A cidade indiana de Sukinda possui cerca de 97% dos depósitos de cromita, minério usado na fabricação de cimento, de vidro, de aço inoxidável e no processo de cromagem.

O processo de mineração da cromita exala uma substância chamada de cromo hexavalente, que é considerada tóxica. Essa substância poluiu o ar, o solo e a água de Sukinda.

Vapi (Índia)

A cidade de Vapi fica em região próxima a regiões que tiveram um rápido crescimento industrial, e a cidade acabou sofrendo os efeitos desse acelerado crescimento. As aguas subterrâneas da cidade indiana possuem níveis de mercúrio 96 vezes maior que o normal recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

La Oroya (Peru)

A cidade de La Oroya é um grande centro de mineração de chumbo da região dos Andes. De acordo com os estudos quase que a totalidade das crianças da cidade (cerca de 99%) possuem níveis elevados de chumbo no sangue, devido a ação de uma fundição norte-americana que explora o metal.

Veja também:  Como ler um edital de concurso público

Dzerzhinsk (Rússia)

A cidade de Dzerzhinsk foi um local de produção de armas químicas na antiga União Soviética, sendo considerada como a cidade mais poluída do mundo em termos químicos pelo Guiness Book.

Norilsk (Rússia)

A cidade russa de Norilsk abriga um dos maiores complexos existentes para fundir metais pesados. Nessa cidade são jogados na atmosfera os seguintes metais poluentes: cobre, cádmio, chumbo, níquel, zinco, selênio e arsênio. Em Norilsk é muito comum a morte de pessoas por causa das doenças respiratórias.

Chernobil (Ucrânia)

A cidade de Chernobil é muito conhecida pelo acidente nuclear ocorrido no século passado (1986). A área continua com perigo de radiação e na região de 30 quilômetros ao redor da cidade de Chernobil é inabitada.

A cidade passou por uma grande ocorrência de câncer de tireoide.

Sumgayit (Azerbaijão)

Sumgayit fez parte do centro industrial da antiga União Soviética, se destacando na produção de detergentes e pesticidas.

As diversas fábricas foram fechadas, no entanto, os efeitos colaterais permaneceram, pois a cidade apresenta taxas de câncer bastante elevadas.

Kabwe (Zâmbia)

Em 1902 foram descobertas grandes quantidades de chumbo na cidade de Kabwe, e devido à exploração desse metal, as pessoas apresentam em seu sangue uma grande concentração de chumbo, capaz até mesmo de matar.

A cidade é chamada de banho fatal, pois o rio da cidade possui grandes quantidades de resíduos de chumbo.