Uma dúvida de milhares de estudantes universitários que chegam ao final do curso de graduação, geralmente no nono ou décimo semestre é: Como vou fazer meu TCC? Inicialmente, o aluno precisa manter a calma e começar a gerar ideias que vão ajudá-lo a selecionar o tema de TCC mais adequado para sua realidade.

como-fazer-um-tcc Como fazer um TCC se não sei por onde começar?

Para dar os primeiros passos na elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma recomendação é o aluno visualizar as subáreas do seu curso de graduação, seja ele bacharelado ou licenciatura. Por exemplo, em um curso de Enfermagem o discente pode subdividi-la nas áreas (1) Hospitalar e Clínica, (2) Home Care, (3) Pediátrica, (4) Oncológica, (5) Ginecológica e Obstetrícia, (6) De Resgate, (7) Do Trabalho, (8) Ambulâncias e UPAs, (9) Médico-Cirúrgica, (10) Dermatológica, entre outras. Assim, caso o discente tenha afinidade com a área Pediátrica, ele pode iniciar seu trabalho acadêmico nessa temática, escolhendo um professor orientador do curso que tenha uma relação pelo menos próxima com o campo selecionado.

Na sequência, o estudante pode utilizar as principais bases de dados gratuitas, tais como Google Acadêmico, SciELO e Portal Capes para começar a buscar artigos científicos, TCCs, dissertações de mestrado ou teses de doutorado falando sobre pesquisas de enfermagem pediátrica. Como exemplo no Google Acadêmico, pode-se buscar inserindo os termos “enfermagem” AND “pediátrica” no campo de busca, selecionando os anos recentes de 2019 a 2024. Nessa busca encontra-se os seguintes títulos:

  1. Intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos em Oncologia Pediátrica: revisão integrative (2019)
  2. Desafios de profissionais de Enfermagem Pediátrica frente à pandemia da COVID-19 (2020)
  3. Cuidado de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica: revisão integrativa (2020)
  4. … Strategies in PediatricOncology: AnIntegrative Review/Estratégias de Enfrentamento dos Profissionais de Enfermagem Frente à Morte na Oncologia Pediátrica … (2019)
  5. O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência (2021)
Veja também:  10 Melhores Cursinhos Pré-vestibular Online Gratuito de 2024

Com base nos resultados da pesquisa, o estudante pode iniciar um estudo de revisão aprofundado sobre o que há de mais recente publicado sobre Enfermagem Pediátrica e fazer um direcionamento sobre qual será o seu tema de TCC de forma mais específica. O estudo sobre a área escolhida é fundamental, a fim de que o tema de TCC seja preciso e com alto grau de assertividade para que o discente não se arrependa quando estiver na fase da escrita do trabalho acadêmico.

Após vastas leituras sobre o tema, é hora de estruturar a introdução do TCC. Nessa seção o aluno pode contextualizar a temática e principais pontos relevantes, a lacuna da pesquisa que ele pretender atuar com seu trabalho, os objetivos e justificativas que contemplam a abordagem corrente. É importante saber dividir cada subtópico da introdução de forma criteriosa para que a conexão entre as partes esteja bem elaborada.

Na seção de Referencial Teórico (ou Revisão de Literatura), o discente vai realizar o embasamento teórico que sustenta a sua pesquisa, organizando os trechos dos parágrafos consultados, as devidas citações dos autores das obras científicas, de modo que os argumentos colocados agreguem muito valor ao seu TCC.

Na Metodologia o estudante poderá listar os materiais necessário para a sua pesquisa, e os métodos escolhidos para a execução da investigação. Será uma pesquisa qualitativa ou quantitativa? Haverá entrevista com pacientes? O estudo será feito no laboratório da universidade ou em ambiente externo? Na seção de metodologia, os itens constados precisam estar claros e objetivos com respeito à fase de execução do trabalho.

Veja também:  PCI Concursos Abertos em 2024: Como se inscrever

Na fase de Resultados e Discussões, o aluno vai apontar o que de mais relevante ele encontrou, descrevendo através de gráficos e tabelas, de forma a organizar e discutir os dados obtidos. Um estudo comparativo pode ser tratado aqui, evidenciando qual novidade o trabalho do discente traz com respeito aos trabalhos acadêmicos de outros autores.

Na seção de Conclusão, o estudante pode fazer uma síntese dos principais pontos do trabalho, as soluções encontradas e recomendar trabalhos futuros para que sua pesquisa seja base para outros pesquisadores.

Na fase final da escrita do TCC, o estudante irá se dedicar nos elementos pré e pós-textuais do TCC, dando destaque para formatação do trabalho conforme as normas ABNT. Estando o TCC finalizado, é hora de enviar para o orientador e posteriormente para os membrosda banca examinadora. Adicionalmente, o estudante precisará defender sua monografia para os professores citados, visando validar sua aprovação e dar entrada na conclusão do seu curso.