Principais causas de conta alta

Ar no cano

Um problema que pode ocasionar conta de água alta da Sabesp é a entrada de ar no encanamento do local. Esse problema é bastante comum em localidades onde a falta de água é recorrente, em lugares onde há muita manutenção de tubulações.

Em situações assim, é possível que entre ar no hidrômetro e o consumidor pague por isso, ao invés o uso completo de água. Fora isso, também pode haver um mau funcionamento do hidrômetro, que precisará ser trocado pela própria Sabesp.

Consumo elevado

Pode parecer um tanto óbvio, mas, o alto consumo de água também causa aumenta na conta, especialmente se esse consumo não for consciente, e houver desperdícios. Uma simples torneira ligada mais tempo do que devia pode causa grande prejuízo.

Por essa razão, é importante passar a adotar um consumo de água mais racional, evitando passar muito tempo no chuveiro, lavando uma grande quantidade de roupas de uma única vez, e por aí vai.

Vazamentos na rede hidráulica

E um motivo muito comum para que a conta de água venha muito alta é a existência de vazamento em alguma tubulação do imóvel, bem como nos componentes das saídas de água do local.

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Uma simples e minúscula fissura em um cano pode ocasionar um enorme desperdício de centenas de litros de água ao dia, fazendo com que a conta no final do mês fique bem mais alta do que o normal. Por essa razão, é necessário saber se há ou não vazamento no imóvel através de alguns procedimentos.

vazamento-agua-conta-alta-sabesp Vazamento de água e conta alta Sabesp

Cobrança de água pela Sabesp

Forma de consumo da água

A Sabesp cobra pelo consumo de água de acordo com orientações do Procon, obedecendo uma tabela de preços de acordo com faixas de consumo. Cada uma dessas faixas tem um valor diferenciado, e que é baseado na quantidade de metros cúbicos gastos.

As faixas de cobrança da conta de água são determinadas exclusivamente pelo gasto dos consumidores, ao contrário da conta de luz que, atualmente, é cobrada por faixas determinadas pelas empresas geradoras de energia.

Faixas de consumo da conta de água

Hoje em dias, as faixas de consumo são determinadas pela quantidade de metros cúbicos, sendo cobradas da seguinte forma:

  • De 03 a 10 m3
  • De 11 a 20 m3
  • De 21 a 50 m3
  • De 50 m3 em diante
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Calculando o consumo de água

Até os 10 m3 é o que as empresas, como a Sabesp, chamam de tarifa mínima. Por ela, é cobrado um valor fixo todo mês. Pra se ter uma ideia, de acordo com dados de organizações internacionais, cada pessoa gasta em média 5,5 m3 de água mensais.

A leitura, que é realizada por meio do hidrômetro, é feita todo fechamento de mês (ou de ciclo), e a conta é entregue ao cliente. Dessa forma, é possível saber quanto se está gastando olhando atentamente o hidrômetro de vez em quando.

Contestação conta alta Sabesp

Quando contestar conta alta

Conforme orientado pela JL Caça Vazamentos, para que uma conta de água seja devidamente contestada, é necessário saber por qual motivo ela veio elevada. Caso seja por defeito do hidrômetro, o correto é solicitar à Sabesp para trocar do aparelho, e se for por consumo elevado, a contestação não será possível.

Outra forma de contestar a fatura é caso ela tenha vindo alta por motivo de vazamento. Neste caso, a reclamação poderá ser avaliada, e o desconto, aplicado.

Como contestar conta alta

O primeiro passo para contestar uma conta de água por conta de vazamentos é achar a avaria na tubulação do imóvel. Pra isso, o mais indicado é contratar os serviços de uma empresa de caça vazamentos.

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Além de fazer o conserto do problema, os técnicos da empresa emitirão um laudo com todas as informações a respeito do vazamento, como sua extensão, e mais ou menos há quanto tempo aquele problema exista. Esse laudo será importante para a contestação perante a Sabesp.

O que é preciso para contestar conta alta

Em alguns casos, é o próprio morador do local que também paga a conta, mesmo comprovado o vazamento. Ou seja, a contestação da conta, me geral, só é garantida em caso de defeito no hidrômetro.

Ainda assim, é possível tentar negociar o valor da fatura de acordo com o consumo de meses anteriores. Mas, pra isso, o cliente terá que estar munido de um laudo técnico, além da sua própria documentação para realizar a reclamação, seja pessoalmente, seja por outros meios de comunicação, como telefone e email.

Por https://jlcacavazamentos.com.br