Entenda o que você deve avaliar para se decidir se é mais vantajoso comprar uma nova máquina ou trocar os componentes da antiga
Quem está insatisfeito com o desempenho do seu PC acaba se encontrando em uma encruzilhada: é mais vantajoso comprar uma máquina nova ou trocar os componentes da atual? Qual o cenário vai atender melhor suas necessidades?
Como a maioria das coisas na vida, isso depende. Você pode até aproveitar para comprar uma placa de vídeo com cupom de desconto, escolher a que pode resolver suas necessidades e tem melhor custo-benefício. Porém, há casos em que a troca por um PC novo é mais vantajosa. Neste texto, conheça as vantagens de cada escolha e quais peças você deve avaliar para tomar a sua decisão.
Vantagens de comprar um PC novo
Colocar um PC novo no seu escritório é vantajoso de diversas maneiras. Primeiro, porque um modelo novo está alinhado com as novas tecnologias e interfaces disponíveis no mercado. Além disso, as fabricantes costumam alterar a compatibilidade e o tamanho dos seus componentes com relativa frequência. Desse modo, contar com um equipamento atualizado te prepara para receber os próximos lançamentos, sem ter que fazer muitas alterações.
Outro ponto é que as novas máquinas vêm com sistemas operacionais atualizados, como o Windows 11, e esses sistemas também são constantemente atualizados. Algumas dessas atualizações exigem upgrade dos componentes, mas quando eles são novos, você não corre riscos de ficar com algo desatualizado.
E, claro, há também a melhora no desempenho, já que o hardware é mais moderno e poderoso. Assim, a execução de tarefas diárias torna-se mais ágil sem forçar muito os componentes. Esses modelos modernos também proporcionam redução dos gastos de eletricidade a longo prazo, por apresentarem melhor otimização do consumo de energia.
Vantagens do upgrade
Por outro lado, um dos principais trunfos do upgrade é o fato dele ser uma alternativa mais econômica, já que você investe seu dinheiro apenas naquilo que precisa ser melhorado. Assim, é possível otimizar o desempenho do seu PC de acordo com o seu orçamento, dispensando a necessidade de guardar muito dinheiro para fazer a troca completa.
Outra vantagem é que todo esse processo é bem mais rápido, já que pesquisar e selecionar um novo PC exige mais tempo. A atualização de uma máquina também é algo positivo em termos de sustentabilidade, já que você continua aproveitando as peças que ainda servem no PC antigo, diminuindo o descarte de equipamentos.
Quais componentes avaliar para se decidir?
Existem alguns componentes mais chaves que podem guiar a sua decisão nesse assunto. Saiba quais são eles e o que você deve considerar a seguir.
Processador
Se tem algo que irrita qualquer usuário de computador é a lentidão para abrir programas ou aquela lerdeza mais generalizada. Para se livrar desse problema, pode-se considerar atualizar o processador da máquina, uma vez que a troca pode proporcionar uma melhoria notável quanto à responsividade do sistema. Um processador atualizado também previne problemas futuros, já que a evolução dos softwares acaba demandando mais capacidade de processamento.
Placa de vídeo
Se você utiliza o PC para trabalhar com edição de vídeos e imagens ou para se divertir com jogos de última geração, então sabe como a placa de vídeo é um elemento importante da sua máquina. Assim, quem está enfrentando desempenho insatisfatório em games, com FPS baixo ou configurações mínimas, deve considerar a compra de um modelo mais atualizado.
Unidade de armazenamento de dados
Haverá situações em que você conseguirá mais desempenho para a sua máquina simplesmente aumentando a capacidade de armazenamento dela ou substituindo um HDD por SSD. Como saber se a falta de memória é um problema? Fique de olho se o seu PC demora para inicializar, abrir programas ou acessar arquivos. Uma memória SSD proporciona uma melhora notável na velocidade de leitura e gravação, o que já aprimora bastante a máquina.
Cooler e sistema de resfriamento
Um dos motivos que pode tornar o computador mais lento do que o normal é o seu sistema de resfriamento. Se o processador atinge uma temperatura excessiva durante seu uso normal ou em carga, pode ser um claro sinal de que a refrigeração da máquina não está sendo o suficiente. Assim, trocar a peça por um cooler mais eficaz pode ser tudo o que você precisa para manter as temperaturas sob controle, prolongando a vida útil do hardware.
Mas não tenha pressa em fazer esse procedimento, confirmando primeiro se esse superaquecimento é real. Programas de monitoramento de temperatura, como Core Temp e HW Monitor, são capazes de apontar se o sistema de resfriamento do PC está dando conta do seu uso. Se isso for confirmado, aí, sim, você deve procurar por alternativas melhores.