Com valores crescentes, avanços notáveis e ideias novas, os setores de criptomoedas e blockchain estão finalmente voltando à vanguarda após dois anos de “inverno cripto” e uma economia global fraca. Esta postagem discutirá alguns dos temas de criptomoeda mais importantes para 2024, com ênfase em Camadas 2/ZK Rollups, escalonamento da Ethereum, DEXs, DeFi em geral e Camadas 3.

tendencias-blockchain-e-criptomoedas 5 principais tendências que impactarão os setores de blockchain e criptomoedas em 2024

1- Escalonamento de ETH

A testnet Goerli terminou no primeiro trimestre de 2024 por causa do hard fork Dencun, e uma nova testnet de Ethereum (ETH) chamada Holešky foi lançada. Menos dados precisarão ser mantidos permanentemente na blockchain da Ethereum como resultado do hard fork. A bifurcação resultará em uma redução nas taxas de gás da ETH relacionadas ao armazenamento de dados durante contratos inteligentes. Além disso, a resolução das dificuldades de fornecimento da goETH agilizaria o fluxo de troca de dados entre os protocolos da Camada 1 e da Camada 2 e permitiria que os validadores conduzissem testes em um ambiente on-chain mais autêntico.

Assim como os planos para 2023, Vitalik Buterin tem os seguintes planos para a Ethereum em 2024:

  • Concentrar-se em garantir a estabilidade do novo consenso Proof-of-Stake (PoS), removendo muitas das suas falhas existentes através do Single Slot Finality (SSF) e promovendo a descentralização, permitindo que qualquer pessoa se envolva no staking.
  • Abordar as duas principais áreas de preocupação associadas à centralização econômica no PoS: Valor Máximo Extraível (MEV) e questões genéricas de staking.
  • Atualização de rede para Electra. A EIP-6110, uma das sugestões de atualização, oferece uma nova abordagem para depósitos de validadores on-chain, no lugar da antiquada tecnologia de ponte Eth1.
  • Isto exige extensas avaliações e discussões técnicas, com Verkle Tries na Camada de Execução e Amostragem de Disponibilidade de Dados (DAS) na Camada de Consenso.

2- Rollups de Camadas 2/ZK

O Proto-DankSharding será introduzido pela atualização Dencun da ETH, que foi inicialmente agendada para o final do primeiro trimestre, mas transferida para o início do segundo trimestre de 2024.

Se, como resultado, as margens de lucro líquido aumentarem, os tokens da Camada 2 e os ecossistemas associados verão uma recuperação impulsionada pelos fundamentos. A maioria dos TVL compatíveis com EVM podem ser capturados pelo Optimistic Rollup e ZK Rollup de Camadas 2, como Base, OP Mainet e Arbitrum One, e também podem atrair mais atividades financeiras.

3- Camadas 3

Sem mencionar que as Camadas 3 são novos componentes do desenvolvimento da Camada 2 a partir de agora. Para resolver as deficiências das Camadas 1 e 2, as Camadas 3 estão sendo construídas sobre os Rollups da Camada 2 do Ethereum (escalonamento, personalização, integração, segurança, privacidade, liquidez e produtividade, para citar alguns pontos). Em 2024, as Camadas 3 terá um enorme crescimento e avanço graças às infraestruturas básicas fornecidas por empresas como Polygon zkEVM, zkLink, Starknet, Arbitrum e zkSync.

Veja também:  9 melhores marcas de chopp mais vendidas no Brasil em 2024

Soluções de Camada 3, como zkLink Nexus e outras, são frequentemente desenvolvidas usando tecnologias de conhecimento zero. Especificamente a zkLink revelou a primeira Camada 3 Multi-ZK-Rollup da indústria, que combina as diferentes Camadas 2 e é protegida pela zk-SNARKs.

A fim de fornecer aos desenvolvedores e consumidores maior segurança, economia, interoperabilidade e transações instantâneas com transferências multi-chain quase sem atrito (entre as Camadas 1 e através das Camadas 2), a Camada 3 do zkLink Nexus visa consolidar a liquidez em todos os zkEVMs da Camada 2 e zkVMs.

Além disso, de acordo com o tweet de Vitalik na X no penúltimo dia de 2023, sua perspectiva para o aprimoramento de longo prazo da ETH abrange interoperabilidade e padrões de rollup cruzado, juntamente com o rápido avanço do desenvolvimento das Camadas 2 e Camada 3. Com um roteiro claro para 2024, a Comunidade de Desenvolvedores Ethereum está comprometida com a inovação contínua e a melhoria da rede, fortalecendo suas capacidades.

4- DEXs

O ambiente para negociação de criptomoedas tem sido continuamente alterado pelas Bolsas Descentralizadas, ou DEXs. Os volumes de negociação DEX aumentaram mais de 150% em 2023, e o volume geral de negociação ultrapassou US$ 1,5 trilhão. O fim da FTX, fundada por Sam Bankman-Fried, e a renúncia de Changpeng Zhao da Binance trouxeram à luz as falhas das Bolsas Centralizadas (CEXs) para criptomoedas. Portanto, devido às suas baixas taxas de negociação e sigilo, entre outros benefícios, as Bolsas Descentralizadas cresceram em popularidade como alternativa e escolha para muitas instituições e investidores de varejo. Os principais DEXs disponíveis hoje incluem Curve, PancakeSwap, Uniswap, dYdX, Balancer e SushiSwap.

Além disso, como aconteceu em julho de 2023, a participação de mercado do volume de negociação de criptomoedas à vista atingirá um nível recorde. Além disso, a Bolsa Descentralizada detém atualmente uma participação de mercado de 2% a 10% em derivativos de criptomoedas; mas, no próximo mercado altista, essa proporção poderá subir para 20%.

No entanto, as DEXs ainda têm de superar uma série de dificuldades, incluindo falta de liquidez, experiências de usuário abaixo da média, falhas de segurança e questões regulatórias. Estas plataformas devem, portanto, trabalhar para fornecer respostas criativas a estes problemas, a fim de garantir um ambiente e uma plataforma de negociação fiável, compatível e segura para os consumidores Web3.

5- DeFi

Macro Liquidez

O ano de 2024 é muito promissor para a aceitação generalizada e sustentável de ativos digitais e criptomoedas. Isso começou em janeiro de 2024, quando a Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou a Bitcoin (BTC) como um ETF à vista nos EUA.

Veja também:  Cupom Wet'n Wild 2024 Funcionando

Dada a forte atividade de preços do mercado no quarto trimestre de 2023, esta ocorrência foi vista como um sinal do encerramento do “inverno cripto” (ou mercado ruim, se preferir) dos dois anos anteriores. Espera-se que o Federal Reserve e outros bancos centrais iniciem a Flexibilização Quantitativa (QT em inglês) este ano, de acordo com um grande número de economistas, investidores e analistas em todo o mundo. Como resultado, prevê-se que a liquidez macroeconômica se mantenha estável e poderá até melhorar até 2024. Fortes entradas de liquidez podem ser muito benéficas para projetos como NFT, Ethereum, Solana, Avalanche, aplicações DeFi e Bitcoin.

Mudanças regulatórias e aprovação de um ETF Spot de ETH

Um fundo negociado em bolsa (ETF) ETH à vista é o próximo item da agenda, aguardando a aprovação da SEC depois que os ETFs de BTC à vista foram aprovados nos EUA e além de um aumento geral na liquidez macro.

A probabilidade de um fundo negociado em bolsa Ethereum à vista ser aprovado aumentou significativamente, desde que os ETFs de Bitcoin à vista foram aprovados em 10 de janeiro. Especificamente, a SEC não ofereceu uma justificativa legal convincente para recusar um ETF spot de ETH quando já havia autorizado produtos baseados em futuros. Consequentemente, alguns gestores de ativos proeminentes e substanciais nos EUA, incluindo Fidelity, Blackrock, VanEck, Ark Invest, Grayscale e muitos outros, submeteram candidaturas para os seus próprios ETFs de Ethereum.

Um aumento na liquidez poderá ocorrer no ecossistema ETH se outras nações e organizações decidirem aprovar ETFs de criptomoeda no novo ambiente legal. Nesta circunstância, uma grande quantidade de inovação, casos de utilização adicionais e produtos financeiros sofisticados poderiam surgir deste fluxo de dinheiro. Assumindo uma perspectiva positiva, 2024 verá o estabelecimento de quadros regulamentares mundiais mais precisos para os setores das criptomoedas e DeFi, oferecendo aos potenciais players no mercado garantias em matéria de segurança, proteção, transparência e conformidade.

Tokenização de RWAs

Em 2024, a tokenização de ativos do mundo real (RWA em inglês), como ações, imóveis, obrigações e créditos de carbono, continuará a ganhar popularidade e a tornar-se uma tendência significativa.

O ecossistema DeFi se beneficiará de mais liquidez e de novas oportunidades trazidas pela tokenização de RWAs. No entanto, a tokenização de ativos do mundo real é uma questão complicada do ponto de vista jurídico e regulatório.

CBDCs

A investigação e o desenvolvimento de programas-piloto estão em curso nos bancos centrais de todo o mundo para as suas próprias Moedas Digitais dos Bancos Centrais (CBDCs em inglês) nacionais.

Governos de todo o mundo estão abraçando a tecnologia blockchain em particular e a incorporar CBDCs nos seus sistemas financeiros estabelecidos. Esses esforços continuarão até o final de 2024.

Veja também:  Qual é a função de um obreiro na igreja?

Stablecoins

Apresentar o Proof-of-Reserve (PoR) em plataformas para a indústria de criptomoedas já se tornou uma prática normal após o colapso da Terra Luna (UST), um dos mais conhecidos emissores de stablecoin e blockchains de Camada 1 do setor, em 2021. Hoje, as CEXs realizam PoR de forma frequente e consistente para demonstrar a sua liquidez e sólida situação financeira. Em particular, a Tether, a empresa que criou a USDT, cresceu e se tornou a stablecoin mais respeitável e popular entre traders e investidores em criptomoedas. Isto é demonstrado pela significativa capitalização de mercado da empresa em 2023, período durante o qual o seu património líquido aumentou cerca de 30 bilhões de dólares.

A Tether fez um esforço para ser aberta sobre os ativos de reserva que apoiam o seu fornecimento de USDT. Especificamente, eles têm muitos ativos financeiros além de dinheiro, incluindo títulos corporativos, letras do Tesouro dos EUA, fundos do mercado monetário, acordos de recompra reversa overnight, Bitcoin, metais preciosos e outros empréstimos e investimentos. Afinal, é lógico, pois todos os tokens Tether são 100% garantidos pelas reservas do Tether e estão vinculados a uma proporção de 1:1 em relação ao dólar americano, como você sem dúvida já sabe. No mercado atual de criptomoedas, o USDT é a stablecoin mais popular, com uma market value de cerca de US$ 83 bilhões em setembro de 2023. No entanto, ao contrário da Bitcoin, por exemplo, o USDT não é um mecanismo de pagamento amplamente utilizado para compras online, embora alguns varejistas ou empresas baseadas na web possam aceitá-lo. Por outro lado, compete com criptomoedas mais estabelecidas, como Ethereum e Bitcoin, para alguns outros tipos de transações online, como apostas. Tether é um divisor de águas no mercado de apostas online em rápida mudança porque oferece custos de transação mais baixos, melhores recursos de segurança e elimina a necessidade de conversões complicadas de moeda para aqueles que decidem tentar a sorte nas melhores casas de apostas Cripto em 2024 da lista aqui.

Reflexões finais

Com um aumento das finanças e da liquidez no mercado, espera-se que 2024 seja um ano muito dinâmico para os cinco avanços acima mencionados. Isto incentivará a inovação e acelerará a resolução de problemas relativos à escalabilidade e ao uso generalizado da tecnologia blockchain.

Junto com o aumento geral de DeFi, DEXs e o avanço de Camadas 2 e ZK-Rollups, bem como noções intrigantes como ecossistemas de Camada 3 para desenvolvedores criarem DApps (Apps Descentralizados) específicos, configuráveis e mais escaláveis, é será emocionante observar a expansão da Ethereum.

Vamos ver como as tendências que escolhemos se desenvolvem ao longo do ano.