Resumir é o processo de incluir todos os conceitos básicos de conteúdo longo ou escrito em um pequeno texto. A resumidor é usada para vários propósitos, incluindo a redação de conclusões, introduções, resumos de teses e resumos de artigos de pesquisa.

No entanto, constatou-se que a maioria dos alunos não consegue resumir eficazmente os seus trabalhos de tese. Na maioria das vezes, eles se desviam da mensagem central ou perdem alguns dos pontos-chave de seus trabalhos de tese, ao resumirem. Isso ocorre porque os alunos não estão familiarizados com a maneira adequada de resumir sua escrita.

Por isso decidimos compilar este post, para descrever todo o processo de resumo dos trabalhos de tese de forma abrangente.

como-resumir-trabalho Como os Alunos Podem Resumir Seus Trabalhos De Tese?

Processo Passo a passo para Resumir Trabalhos De Tese

Passo 1: Entenda o Artigo de Tese

O primeiro e mais importante passo, para resumir, é apreender o trabalho de tese. Esta etapa é essencial para você, como aluno, escrever resumos que possam refletir o significado principal de seu trabalho de tese.

Dicas eficazes para compreender um artigo de tese?

Aqui estão algumas dicas úteis para apreender efetivamente um trabalho de tese:

  • Você deve dividir o trabalho de tese em pequenos parágrafos. Isso ajudará você a entendê-los facilmente.
  • Leia cada linha/frase com muita atenção e foco . No caso de frases complexas, sugerimos dar-lhes mais tempo.
  • Você deve ler também a introdução e a conclusão . Eles vão te ajudar a entender todo o percurso da tese, quais foram as preocupações do trabalho de tese e quais resultados ele obteve.
  • Você deve esclarecer questões como o que uma tese transmite, qual é o estilo da tese e quais são seus argumentos.

Em suma, você deve ler o trabalho de tese repetidas vezes até ter clareza sobre sua mensagem principal.

Veja também:  Tabela Chinesa de Gravidez 2024 para saber o sexo do bebê

Passo 2: Destaque os pontos-chave da tese

Depois de compreender o conceito principal do trabalho de tese, o próximo passo é encontrar e destacar todos os pontos-chave. Mas quais são os pontos-chave? Você pode se perguntar sobre eles. Os pontos-chave referem-se às informações mais cruciais por escrito, em torno das quais gira toda a mensagem. Pode ser uma única palavra ou uma frase.

Melhores maneiras de destacar os pontos principais

Abaixo estão algumas maneiras de destacar os pontos-chave de uma tese:

  • Você deve encontrar palavras-chave e escrevê-las no topo dos parágrafos. Para isso, você pode escrever uma única palavra, frase ou uma frase curta.
  • Outra forma de destacar os pontos-chave é sublinhando-os ou colocando-os em negrito.
  • Você pode escolher os pontos principais e listá-los em um documento ou planilha separada.

 

Por exemplo:

A título de exemplo, escrevemos o texto abaixo e destacamos seu ponto-chave.

Nosso Pará:

o suficiente é muito importante para manter a boa saúde mental dos alunos, o que, por sua vez, aumenta o seu desempenho acadêmico. De acordo com pesquisas recentes, os alunos que dormem o suficiente melhoraram o aprendizado, a memória e a concentração na sala de aula. Além disso, são menos propensos a sofrer de tristeza e ansiedade, o que pode piorar as suas chances de sucesso acadêmico.

Ponto chave:

Veja também:  Como ganhar roupa de graça na Shein 2024?

“Importância do sono para os estudantes”

Etapa 3: explique os pontos-chave com suas próprias palavras

Esta etapa envolve a criação do primeiro rascunho do resumo do seu trabalho de tese. Aqui, você deve explicar os pontos-chave apontados em seu trabalho de tese:

Dicas Importantes Para Explicar Os Pontos Principais?

Abaixo estão algumas diretrizes para executar esta etapa com sucesso:

  • Ao escrever um resumo, você deve evitar copiar e colar as palavras originais do trabalho de tese. No entanto, você deve incluir uma explicação pessoal das ideias principais.
  • Você deve explicar cada ponto-chave destacado. Além disso, você não deve se distrair do significado original.
  • Escreva um resumo em torno do objetivo real do trabalho de tese e evite adicionar preconceitos, observações e preconceitos pessoais.
  • White explicando os pontos-chave em um resumo, você deve ser conciso e claro. Não use jargões e palavras desnecessárias.

Etapa 4: Revisar o Resumo

Depois de criar o primeiro rascunho do seu resumo, a última etapa é verificar se há algum tipo de imprecisão ou erro. Para uma revisão eficaz, listamos as dicas abaixo:

  • Certifique-se de que o resumo criado seja breve e conciso. Você deve verificar palavras, frases e sentenças adicionais no resumo para removê-las.
  • Certifique-se de ter coberto todos os pontos importantes do trabalho de tese.
  • Certifique-se de que seu resumo corresponda perfeitamente à intenção central de seu trabalho de tese.
  • Cada frase do resumo deve ser coordenada com as que a rodeiam.
Veja também:  Como comprar cimento direto da fábrica? Melhores fornecedores

Etapa adicional: obtenha ajuda de uma ferramenta online

O processo manual de resumir trabalhos de tese exige muito tempo e esforço dos alunos (como você viu nas seções acima). Além disso, não é certo que todas as vezes você obterá resultados precisos. Isso ocorre porque, como ser humano, você pode cometer alguns erros, como ser prolixo, plagiar e pular alguns pontos-chave.

Para lidar com todos esses erros, imprecisões e aborrecimentos, você pode obter ajuda de uma ferramenta online, ou seja, resumir texto. A ferramenta é equipada com tecnologia avançada para criar instantaneamente resumos de escrita 100% precisos.

Tudo que você precisa fazer é inserir seu trabalho de tese na ferramenta e executá-lo. A ferramenta utilizará tecnologia de IA para conhecer toda a essência e pontos-chave da tese e gerar um resumo preciso, único e conciso.

Aqui está o exemplo ao vivo:

resumir-trabalho Como os Alunos Podem Resumir Seus Trabalhos De Tese?

Conclusão

Ao escrever trabalhos de tese, os alunos também devem escrever seus resumos. No entanto, a redação de resumos não é um tipo geral de redação. Mas, aqui os alunos devem ser concisos, incluir todos os pontos-chave e fazer o resumo orientado ao significado original. Isso torna o resumo uma tarefa difícil de ser realizada pelos alunos.