Acompanhamento preventivo e economia em procedimentos emergenciais estão entre os principais atrativos
Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na rotina dos tutores, e isso faz com que muitos serviços, antes exclusivos às pessoas, voltem-se também a eles. Hoje é possível encontrar, por exemplo, produtos antipulgas integrados a shampoos, que tornam a vida dos donos mais prática e oferecem benefícios aos pets, como a prevenção de doenças e tratamentos mais confortáveis.
Esse aumento na variedade de opções também chegou aos serviços, e um deles, que, inclusive, fica cada vez mais popular, é o plano de saúde veterinário. A lógica é a mesma dos planos de saúde para humanos, mas voltada principalmente para tratamentos preventivos, qualidade de vida e custo-benefício em situações de emergência.
Conheça os principais tipos de planos veterinários
No Brasil, existem hospitais veterinários públicos que oferecem atendimento gratuito à população. Porém, a disponibilidade de serviços pode ser escassa em regiões mais remotas e nem todos os espaços estão adaptados para todo tipo de situação de emergência. Nesse sentido, investir em um plano de saúde para pets pode ser vantajoso, e há diversas opções deles.
Planos básicos
Os pacotes de entrada ou básicos comportam os serviços mais comuns e de rotina para um pet. Neles geralmente estão inclusos vacinação, consultas regulares, tratamentos contra parasitas, como pulgas, e serviços de higiene, como banho e tosa. Por combinarem o pacote essencial, tornam mais acessíveis os cuidados básicos do que se contratados individualmente.
Planos intermediários
Já os planos intermediários incluem realização de exames mais complexos, acompanhamento com menores intervalos e diagnósticos. São indicados para tutores que precisam monitorar a saúde dos animais com maior frequência, principalmente quando o pet apresenta algum aspecto de saúde em particular.
Cobrindo internações, cirurgias, pronto atendimento de emergência e uma rede de atendimento, os planos premium têm como principal benefício reduzir os custos com esse tipo de serviço. O valor total atribuído a medicamentos, clínicas e transporte acaba diluído na mensalidade do plano e pode ser um investimento na saúde de pets com idade avançada.
Vantagens em manter um plano veterinário
Cada tutor deve considerar a participação dos serviços veterinários na rotina de seu pet. Um animal que necessita de acompanhamento regular, em prol de uma melhor qualidade de vida, consequentemente, impacta mais no orçamento, e pode se beneficiar de um plano de saúde veterinário.
Acompanhamento preventivo e personalizado
Os planos de saúde para pets oferecem diferentes modalidades de prevenção de doenças. Isso vai desde consultas de rotina até exames que mapeiam a probabilidade de surgimento de doenças conforme a genética do animal. Um plano também possibilita que o veterinário tenha maior proximidade com o histórico do animal, gerando um atendimento mais personalizado.
Agenda de vacinação
Existem campanhas de vacinação gratuitas, mas muitas vezes os donos de pet precisam desembolsar valores consideráveis em vacinas específicas. Em um plano de saúde, é possível manter a agenda de vacinas em dia, economizando não só nas aplicações, como em medicamentos que seriam necessários na ausência da imunização.
Redução de custos emergenciais
Internações e transporte de animais em situação de emergência estão entre os principais serviços veterinários mais custosos. Ao contratar um plano de saúde, o tutor garante mais tranquilidade caso seja necessário acionar um atendimento de emergência e consegue controlar melhor o orçamento em comparação a custear esse serviço pontualmente.
Descontos e benefícios exclusivos
Muitos planos de saúde veterinários possuem parcerias com pet shops e lojas de artigos para animais. Dessa forma, os donos conseguem aproveitar descontos em rações, brinquedos e outros utensílios que favorecem o bem-estar do pet, inclusive contribuindo na prevenção de doenças e, claro, impactando menos no bolso.
Plano veterinário: média de preços no Brasil, onde e como contratar esse serviço
A média de valor para contratar um plano veterinário varia conforme a categoria do serviço, a localidade e a prestadora. É possível encontrar pacotes básicos a partir de R$ 50 por mês, e o teto dos planos premium pode ultrapassar R$ 300, conforme adicionais como seguros, assinaturas de serviços ou tipo de acomodação.
Os planos podem ser contratados em clínicas veterinárias credenciadas ou ainda em redes de lojas especializadas em produtos e serviços para pets, com planos próprios. Assim como nos planos de saúde para humanos, é indicado consultar a cobertura de serviços e o tempo de carência para cada atendimento, evitando imprevistos na hora de acionar o plano.