Acompanhamento preventivo e economia em procedimentos emergenciais estão entre os principais atrativos

plano-de-saude-pet Benefícios de ter um plano veterinário para a saúde dos seus pets

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na rotina dos tutores, e isso faz com que muitos serviços, antes exclusivos às pessoas, voltem-se também a eles. Hoje é possível encontrar, por exemplo, produtos antipulgas integrados a shampoos, que tornam a vida dos donos mais prática e oferecem benefícios aos pets, como a prevenção de doenças e tratamentos mais confortáveis.

Esse aumento na variedade de opções também chegou aos serviços, e um deles, que, inclusive, fica cada vez mais popular, é o plano de saúde veterinário. A lógica é a mesma dos planos de saúde para humanos, mas voltada principalmente para tratamentos preventivos, qualidade de vida e custo-benefício em situações de emergência.

Conheça os principais tipos de planos veterinários

No Brasil, existem hospitais veterinários públicos que oferecem atendimento gratuito à população. Porém, a disponibilidade de serviços pode ser escassa em regiões mais remotas e nem todos os espaços estão adaptados para todo tipo de situação de emergência. Nesse sentido, investir em um plano de saúde para pets pode ser vantajoso, e há diversas opções deles.

Planos básicos

Os pacotes de entrada ou básicos comportam os serviços mais comuns e de rotina para um pet. Neles geralmente estão inclusos vacinação, consultas regulares, tratamentos contra parasitas, como pulgas, e serviços de higiene, como banho e tosa. Por combinarem o pacote essencial, tornam mais acessíveis os cuidados básicos do que se contratados individualmente.

Veja também:  Como rastrear o celular do namorado sem ele saber?

Planos intermediários

Já os planos intermediários incluem realização de exames mais complexos, acompanhamento com menores intervalos e diagnósticos. São indicados para tutores que precisam monitorar a saúde dos animais com maior frequência, principalmente quando o pet apresenta algum aspecto de saúde em particular.

Planos premium

Cobrindo internações, cirurgias, pronto atendimento de emergência e uma rede de atendimento, os planos premium têm como principal benefício reduzir os custos com esse tipo de serviço. O valor total atribuído a medicamentos, clínicas e transporte acaba diluído na mensalidade do plano e pode ser um investimento na saúde de pets com idade avançada.

Vantagens em manter um plano veterinário

Cada tutor deve considerar a participação dos serviços veterinários na rotina de seu pet. Um animal que necessita de acompanhamento regular, em prol de uma melhor qualidade de vida, consequentemente, impacta mais no orçamento, e pode se beneficiar de um plano de saúde veterinário.

Acompanhamento preventivo e personalizado

Os planos de saúde para pets oferecem diferentes modalidades de prevenção de doenças. Isso vai desde consultas de rotina até exames que mapeiam a probabilidade de surgimento de doenças conforme a genética do animal. Um plano também possibilita que o veterinário tenha maior proximidade com o histórico do animal, gerando um atendimento mais personalizado.

Veja também:  Nomes para Grêmio Estudantil: 120 Melhores

Agenda de vacinação

Existem campanhas de vacinação gratuitas, mas muitas vezes os donos de pet precisam desembolsar valores consideráveis em vacinas específicas. Em um plano de saúde, é possível manter a agenda de vacinas em dia, economizando não só nas aplicações, como em medicamentos que seriam necessários na ausência da imunização.

Redução de custos emergenciais

Internações e transporte de animais em situação de emergência estão entre os principais serviços veterinários mais custosos. Ao contratar um plano de saúde, o tutor garante mais tranquilidade caso seja necessário acionar um atendimento de emergência e consegue controlar melhor o orçamento em comparação a custear esse serviço pontualmente.

Descontos e benefícios exclusivos

Muitos planos de saúde veterinários possuem parcerias com pet shops e lojas de artigos para animais. Dessa forma, os donos conseguem aproveitar descontos em rações, brinquedos e outros utensílios que favorecem o bem-estar do pet, inclusive contribuindo na prevenção de doenças e, claro, impactando menos no bolso.

Plano veterinário: média de preços no Brasil, onde e como contratar esse serviço

A média de valor para contratar um plano veterinário varia conforme a categoria do serviço, a localidade e a prestadora. É possível encontrar pacotes básicos a partir de R$ 50 por mês, e o teto dos planos premium pode ultrapassar R$ 300, conforme adicionais como seguros, assinaturas de serviços ou tipo de acomodação.

Veja também:  Como atualizar o Instagram no Android?

Os planos podem ser contratados em clínicas veterinárias credenciadas ou ainda em redes de lojas especializadas em produtos e serviços para pets, com planos próprios. Assim como nos planos de saúde para humanos, é indicado consultar a cobertura de serviços e o tempo de carência para cada atendimento, evitando imprevistos na hora de acionar o plano.