Localizada no primeiro planalto paranaense, Curitiba é um dos municípios mais populosos do Brasil, sendo considerado, majoritariamente, uma zona urbana. Seu clima é um clima subtropical de altitude com precipitação uniforme. As frentes frias, vindas da Antártida, originam tempestades tropicais, no verão e ventos frios, no inverno.

previsao-do-tempo-para-curitiba A previsão do tempo para Curitiba

Para fazer uma previsão do tempo precisa e o mais correta possível, é necessário ter em conta a geografia da região, mas também seus espaços verdes, a área urbana e a demografia, entre outros fatores que influenciam o clima.

Se der uma olhada na previsão do tempo em Curitiba para 10 dias, consegue perceber que este é influenciado, não só pelas frentes frias, mas também pelas massas de ar seco que dominam nesta região do Brasil.

Se verificar a previsão do tempo para Curitiba no mês de janeiro vai poder perceber que as temperaturas se situam entre os 15ºC, de mínima, e os 31ºC de máxima. A pressão do ar varia entre os 755 e os 760 mm Hg, com ventos variáveis a soprar, principalmente de este e de sudeste. Quanto à umidade relativa do ar, temos valores desde os 48% até aos 98%, com probabilidade de chuva superior a 55%, em muitos dias do mês.

Veja também:  Nova Fiat Kombi 2024: Preço, Fotos e Ficha Técnica

Uma previsão do tempo com este prazo só é possível graças ao desenvolvimento tecnológico, com ferramentas e utensílios cada vez mais evoluídos, que permitem uma leitura precisa, mesmo a longo prazo.

Claro que, fatores extremos e outros acontecimentos climáticos e geográficos inesperados podem gerar flutuações nestas previsões e alterar, por completo, os cenários previstos. Ainda assim, é importante notar, que a meteorologia tem evoluído bastante ao longo dos anos e é capaz de fornecer previsões do tempo cada vez mais corretas, mesmo a longo prazo.

Com temperaturas amenas, probabilidades de chuva em alguns dias de janeiro, Curitiba apresenta temperaturas mais ou menos constantes, nos próximos dias, uma característica associada ao seu clima oceânico. Com probabilidade de chuva de 100%, em muitos dias, a partir do dia 15 de janeiro, prepare o seu chapéu de chuva, pois pode precisar dele nos próximos dias.