O email marketing é uma das ferramentas mais poderosas para divulgar o seu restaurante, atrair mais clientes, fidelizar os existentes e aumentar as suas vendas. No entanto, é preciso usar as técnicas certas para garantir que tudo saia conforme o esperado e você tenha os resultados que espera.

E para te ajudar com isso, hoje vamos apresentar as melhores estratégias de email marketing para restaurantes para você aplicar no seu negócio e, assim, colher os frutos que espera e aumentar o seu faturamento.

Então leia até o fim e não deixe passar nada importante.

email-marketing-estrategias 5 estratégias de email marketing para restaurantes

Como usar o email marketing para lotar seu restaurante

Os emails são uma forma muito interessante de interagir com seu público, pois eles permitem que você forneça informações de valor de maneira profissional e ao mesmo tempo calorosa.

E com a tecnologia a seu favor, é possível automatizar os processos, personalizar os emails com o nome de cada cliente, por exemplo, e muito mais. Portanto, basta adotar a tática certa para conseguir ótimos resultados.

Nesse sentido, veja a seguir as melhores estratégias.

1. Construa uma lista de contatos qualificada

O primeiro passo para uma campanha de email marketing bem-sucedida é ter uma lista de contatos qualificada, ou seja, composta por pessoas que realmente têm interesse no seu restaurante e nos seus produtos. Para isso, você pode usar diferentes formas de captar os emails dos seus clientes, como por exemplo:

  • Oferecer um desconto, um brinde ou um cupom em troca do cadastro no seu site ou no seu aplicativo;
  • Criar uma landing page com uma oferta irresistível, como um e-book, um vídeo ou uma receita exclusiva;
  • Pedir o email dos clientes no momento do pagamento, da reserva ou da entrega;
  • Usar as redes sociais para divulgar o seu email marketing e incentivar o cadastro;
  • Fazer parcerias com outros estabelecimentos ou influenciadores que tenham o mesmo público-alvo que o seu.

Lembre-se de que é importante pedir a permissão dos clientes para enviar os seus emails e respeitar as normas de privacidade de dados. Além disso, mantenha a sua lista atualizada, removendo os emails inválidos, duplicados ou que não abrem as suas mensagens.

2. Segmente a sua lista de acordo com o perfil dos clientes

Uma das vantagens do email marketing é que você pode personalizar as suas mensagens de acordo com o perfil, o comportamento e as preferências dos seus clientes. Isso aumenta as chances de engajamento, conversão e fidelização.

Veja alguns critérios que você pode usar para segmentar a sua lista de contatos:

  • Dados demográficos, como idade, gênero, localização, renda;
  • Dados comportamentais, tais como frequência de visitas, ticket médio, pratos favoritos;
  • Interesse: tipo de culinária, ocasião de consumo, hábitos alimentares;
  • Relacionamento: tempo de cadastro, nível de satisfação, feedbacks, etc.

Com essas informações, você pode criar campanhas de email marketing mais relevantes e personalizadas para cada segmento da sua lista, aumentando a sua taxa de abertura, de cliques e, claro, de vendas.

email-marketing-restaurante 5 estratégias de email marketing para restaurantes

3. Crie títulos atrativos e conteúdos de valor para otimizar sua campanha de email marketing

O título do seu email é o primeiro elemento que o seu cliente vai ver na sua caixa de entrada. Por isso, ele precisa ser atrativo, curto e claro, despertando a curiosidade e o interesse do leitor.

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Dessa forma, evite usar palavras genéricas, repetitivas ou que possam ser consideradas spam, como “grátis”, “urgente”, “atenção”, etc. Em vez disso, use palavras que chamem a atenção positivamente, como “exclusivo”, “surpresa”, “novidade”, “dica”, e por aí vai.

O conteúdo do seu email também precisa ser rico. Isto é, você tem que oferecer algo que seja útil, interessante ou divertido para o seu cliente. Não se limite a enviar apenas ofertas ou promoções, mas também conteúdos que eduquem, informem ou entretenham o seu público, como:

  • Novos pratos, eventos especiais, ofertas sazonais;
  • Resenhas, testemunhos, histórias, bastidores;
  • Dicas, receitas, curiosidades, tendências;
  • Programas de fidelidade, recompensas, indicações.

Por fim, o conteúdo do seu email deve ser bem escrito, formatado, ilustrado e direcionado. Assim, use uma linguagem adequada ao seu público, uma estrutura lógica, imagens de qualidade e uma chamada para a ação clara e convincente.

4. Envie os seus emails no momento e na frequência certos

Outro fator que influencia o sucesso das suas campanhas de email marketing é o momento e a frequência em que você envia os seus emails. Isso depende de vários aspectos, como o tipo de conteúdo, o objetivo da campanha, o perfil dos clientes, etc. Mas, de forma geral, você pode seguir algumas dicas, como:

  • Enviar os seus emails em dias e horários que tenham mais chances de serem abertos e lidos pelo seu público. Por exemplo, se o seu restaurante é voltado para o almoço executivo, você pode enviar os seus emails no meio da manhã, para estimular a reserva ou o pedido. Agora, se seu foco é um jantar romântico, você pode fazer os disparos no final da tarde, para inspirar a escolha.
  • Não enviar os seus emails com muita ou pouca frequência. Se você enviar os seus emails todos os dias, pode cansar ou irritar os seus clientes. Da mesma forma que se enviá-los só uma vez por mês, pode perder a relevância ou o contato com os seus clientes. Assim sendo, o ideal é encontrar um equilíbrio, de acordo com o seu tipo de negócio e de conteúdo. Por exemplo, você pode enviar um email semanal com as novidades do seu restaurante, um quinzenal com uma dica ou uma receita, um mensal com uma oferta especial, etc.
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5. Monitore e otimize os resultados do email marketing

Por fim, para garantir que as suas estratégias de email marketing para restaurantes estejam funcionando, você precisa monitorar e otimizar os seus resultados. Para isso, você pode usar ferramentas de email marketing como o MailChimp, que permite acompanhar métricas como:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de conversão;
  • Rejeição;
  • Taxa de descadastro.

Com esses dados, você pode analisar o desempenho das suas campanhas de email marketing e identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças, as melhores práticas e as possíveis melhorias. Assim, você pode ajustar as suas estratégias, testar novas ideias e otimizar os seus resultados.

Gostou de conhecer essas 5 estratégias de email marketing para restaurantes? Então coloque todas elas em prática, aumente seu movimento e, claro, seu faturamento!