Para saber o Calendário do PIS/PASEP 2024 é Imprescindível realizar a leitura de todas as informações abaixo para ficar amparado com as atualizações para o próximo ano.

Além de saber qual é o Calendário do PIS/PASEP 2024 você também conseguirá visualizar o que de fato é esse benefício, como saber quem tem direito e como realizar o resgate do mesmo. Visualize todas as informações selecionadas logo abaixo e fique por dentro do assunto.

O que é o PIS

O programa de interação social e também o programa de formação do patrimônio do servidor público são conhecidos por PIS/PASEP. Esses 2 promovem uma contribuição para trabalhadores que possuem alguns requisitos básicos e que atendem cada um dos da lista.

Para saber melhor sobre o Calendário do PIS/PASEP 2024 de cada ano é importante você entender quem tem direito a realizar o saque do valor e posteriormente como realizar o saque.

Os trabalhadores que possuem pelo menos 5 anos de inscrição e que estão com os seus dados atualizados na relação anual de informações sociais podem ter direito a esse abono salarial.

É necessário que o trabalhador tenha realizado suas atividades trabalhistas durante pelo menos 30 dias do ano de pagamento.

Veja também:  Quem vai receber o 14º salário do INSS em 2024

O valor que o trabalhador receberá depende diretamente de quantos meses ele trabalhou naquele ano base. Por exemplo, se ele trabalhou 4 meses receberá o valor do salário mínimo dividido por 12 e multiplicado por 4 vezes.

calendario-do-pis-pasep-quais-sao-as-novidades Calendário do PIS/PASEP 2024: Quais são as novidades

Com um cálculo simples é possível chegar ao valor no concreto que o funcionário terá direito a receber e para quem é do setor privado, que recebe PIS, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores do serviço público, que recebem o chamado Pasep são pagos pelo Banco do Brasil. Veja no tópico a seguir como verificar se você tem direito ao abono salarial do ano base de pagamento e sobre o Calendário do PIS/PASEP 2024.

Como saber se tenho direito ao PIS e como verificar o calendário de pagamento

Caso você tenha cumprido esses requisitos básicos sobre o tempo de trabalho prestado, o qual é no mínimo 5 anos de inscrição, portanto no PIS como no Pasep e ter trabalhado ao menos 30 dias neste ano base, é seu direito adquirido.

O Calendário do PIS/PASEP 2024 ainda não foi disponibilizado, uma vez que ele pode ser lançado apenas no ano vigente de acordo com o calendário e tanto da Caixa Econômica Federal como do Banco do Brasil.

Veja também:  Cadastro Único: Como atualizar pela internet

Uma coisa é certa, os calendários de pagamento são baseados com as datas dos meses de aniversário dos trabalhadores que possuem direito ao abono. Sendo assim, é importante visualizar a data que você faz aniversário e ficar atento a quando sai o pagamento do seu mês.

No ano de 2024, os contribuintes começaram a receber a partir do dia 15 de fevereiro para os nascidos em janeiro e seu encerramento em julho para os nascidos em dezembro.

Mesmo com essas datas estabelecidas para cada mês de nascimento, existe um prazo final para retirar o benefício, como por exemplo, 28/12/2024.

No caso do Pasep, os pagamentos funcionam a partir do final da inscrição, no entanto seguem as mesmas datas disponibilizadas pelo PIS, o que muda é que eles possuem início na numeração zero e vão até o número 9.

Além de saber o Calendário do PIS/PASEP 2024 é necessário ter entendimento se você possui ou não direito ao benefício e no tópico seguinte você verá como realizar as consultas sobre ele.

calendario-do-pis-pasep-quais-as-novidades Calendário do PIS/PASEP 2024: Quais são as novidades

Realizar consultas sobre o benefício

Após realizar a verificação do Calendário do PIS/PASEP 2024, saiba que existe a possibilidade de entrar em contato através do telefone 158 para verificar se você tem direito ao abono referente àquele ano base. Outra possibilidade é através do aplicativo caixa tem ou até mesmo pelo site do governo federal.

Veja também:  Qualquer pessoa pode abrir uma conta no Caixa Tem?

Pode ser que inicialmente você não consiga visualizar a data de pagamento programada para recebimento do seu abono, no entanto ao aproximar da data de recebimento você conseguirá saber o valor exato que receberá.

É de extrema importância ficar atento ao Calendário do PIS/PASEP 2024 principalmente se você é nascido em janeiro ou possui final de inscrição zero, uma vez que os pagamentos dão início no segundo mês do ano vigente.

No que diz respeito ao recebimento do benefício

O recebimento do seu pagamento seguindo as datas disponibilizadas pelo Calendário do PIS/PASEP 2024 acontece mediante o saque diretamente em casas lotéricas ou em agências bancárias tanto da Caixa Econômica Federal como do Banco do Brasil.

No entanto, existe também a possibilidade de realizar essa tramitação online através do aplicativo do caixa tem. Com ele você conseguirá visualizar o valor recebido e efetuar transferências como por exemplo Pix.

A partir de todas as informações disponibilizadas acima, basta aguardar o lançamento do Calendário do PIS/PASEP 2024 e ficar atento para não perder o seu benefício, o que pode chegar a até um salário mínimo.