Quer saber Quem vai receber o 14° salário do INSS em 2024? Acompanhe todas as informações abaixo a seguir para visualizar com clareza essa informação.

Além de saber Quem vai receber o 14° salário do INSS em 2024 você também que de fato é esse décimo quarto salário, quem tem direito ao recebimento se há necessidade de solicitar e também o prazo do mesmo.

O que é o 14° salário do INSS

O 14° salário do INSS É uma parcela salarial extra para os beneficiários que recebem auxílios do INSS.

Para quem não sabe, existe a possibilidade de receber um 13º salário para os trabalhadores que são contratados em regime celetista, existe a possibilidade do recebimento do 13º salário, disponibilizado como uma parcela a mais do pagamento.

Servidores públicos também contam com esse benefício que geralmente é pago em 2 parcelas anuais, sendo metade no meio do ano e outra metade mais próxima ao final do mesmo.

É possível encontrar aposentados, pensionistas e pessoas que recebem outros benefícios do INSS sobrevivendo apenas com o valor das suas parcelas remuneratórias de benefícios.

Pensando nisso e para melhor beneficiá-los, além do 13º salário disponibilizado anualmente, existe um projeto de lei que está tramitando para que seja possível a obtenção do 14° salário do INSS.

Veja também:  Bolsa do Povo 2024: Novas vagas e inscrições Brasil

No entanto, ainda não é oficial que os aposentados, pensionistas ou que possuem recebimento de algum tipo de auxílio que podem ter garantidos além de uma 13ª parcela de pagamento, o 14° salário do INSS.

quem-vai-receber-o-14-salario-do-inss Quem vai receber o 14º salário do INSS em 2024

Uma vez que, isso ainda está em discussão, pois está tramitando um projeto de lei para que esse abono extra seja autorizado. Assim que ele for autorizado, a partir do ano vigente começará a valer a inclusão dessa parcela extra de pagamento e todos os beneficiários conseguirão receber este auxílio em questão.

Veja abaixo alguns critérios para o recebimento e quem tem direito a receber esse 14° salário do INSS de acordo com o projeto de lei.

Quem tem direito a receber

Para receber o 14° salário do INSS  é necessário ser beneficiário previdenciário dos seguintes requisitos. Receber aposentadoria, auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão, salário maternidade e até mesmo pensão por morte.

Existem outros beneficiários que recebem o INSS, o qual é o benefício de prestação continuada, eu também conhecido por BPC LOAS. Esse benefício de prestação continuada não está sendo abrangido pelo o projeto de lei que Visa o 14° salário do INSS.

E como ainda é um projeto de lei, existe a possibilidade de ele ser ou não aprovado. Havendo a aprovação do14° salário do INSS, todos esses requisitos começaram a valer e será possível O recebimento de mais uma parcela do benefício.

Veja também:  IPVA 2024 vai aumentar o valor Brasil

Por hora, a única validade é o recebimento de 13º salário para os mesmos beneficiários.

Como solicitar o 14° salário

Caso o projeto de lei que está em tramitação para o 14° salário do INSS seja aprovado e comece a valer, não será necessário solicitar o mesmo, visto que ele será disponibilizado de maneira automática para todos os que estiverem dentro dos requisitos.

Somente os beneficiários que já estiverem recebendo o benefício no ano vigente receberam as parcelas adicionais no prazo determinado.

É importante ressaltar que se houver alguma necessidade de obter esclarecimentos a respeito do seu benefício, é necessário entrar em contato com o INSS, visto que é ele que é responsável por todos esses benefícios e auxílios.

Veja a seguir como solicitar o seu auxílio junto ao INSS e assim que aprovado o14° salário do INSS você não ficar de fora do recebimento.

quem-vai-receber-o-14-salario-inss Quem vai receber o 14º salário do INSS em 2024

Sobre as solicitações do benefício junto ao INSS

Aposentados, pensionistas, quem tem direito a receber algum auxílio do INSS deve fazer a sua solicitação diretamente no site do meu INSS.

Para conhecimento geral, apesar da solicitação ser realizada junto a sua inclusão de documentação no próprio site, existe a possibilidade de ter que dirigir-se a uma agência do INSS para realizar perícia.

No caso mencionado acima, é muito comum para obtenção do auxílio-doença, uma vez que existe uma avaliação do médico do INSS para verificar se de fato o benefício pode ser disponibilizado.

Veja também:  Porque o valor da minha aposentadoria diminuiu? Novos valores do INSS Brasil

De maneira explicativa, todas as informações que você precisa obter estão disponibilizadas no site, basta que você acesse, clique na aba do benefício que deseja solicitar e envie a documentação necessária.

Em caso de divergência, existe a possibilidade de enviar novamente os documentos solicitados e verificar junto ao INSS a negativa do seu benefício.

Com todas as informações para que você fique inteirado sobre o 14° salário do INSS basta dar início ao procedimento de obtenção do seu benefício do SSE aguardar a aprovação do projeto de lei.

Este projeto de lei pode facilitar a vida de muitos aposentados e pensionistas que muitas das vezes não possuem nenhuma remuneração além do auxílio recebido.

Não deixe o seu direito da obtenção do benefício passar ingresso o quanto antes com os seus pedidos caso esteja dentro dos requisitos solicitados.