É possível usar o PIX para pagar os tributos veiculares?

O pagamento de contas de forma virtual é um considerável avanço tecnológico que veio para facilitar transações e descongestionar grandes filas principalmente de casas lotéricas e bancos. Alguns aplicativos já ofereciam essa função como os aplicativos de bancos e outros específicos de transações financeiras. Pensando no sucesso do sistema alcançado com eles órgãos públicos começaram um investimento para criação e adoção de aplicativos do gênero para serem utilizados pela população e que ofereçam maiores garantias, como é o caso do PIX, um novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central.

Conhecendo um pouco mais sobre o PIX

O novo sistema de pagamentos instantâneos do país criado pelo Banco Central tem o objetivo de mudar a forma que todos os brasileiros realizam transferências e pagamentos. Do meio para o fim do ano de 2020 foi muito falado sobre esse aplicativo que entrou em pleno funcionamento em 16 de novembro, a repercussão foi enorme devido a promessa de ser rápido, moderno e acessível a toda a população.

Sendo uma das maiores inovações do setor bancário ele vem para mudar a forma que a sociedade realiza suas principais transações. Através do aplicativo inúmeras pessoas já começaram a fazer pagamentos e transferências e a testar a eficiência e segurança do PIX, já que ele tem como proposta ser um dos meios de pagamento mais seguro e rápido do mercado.

Pagamentos de contas de água e luz já começam a serem feitos pelos usuários do PIX e moradores de todos os estados do Brasil já começaram a pesquisar sobre a utilização do aplicativo para pagamentos de impostos. Na região sudeste a população já começa a estudar o funcionamento do aplicativo para o pagamento do IPVA 2021 MG e a quitação do IPVA São Paulo em 2021.

 

Facilidades do PIX em comparação a outros aplicativos de transações financeiras

A principal proposta do aplicativo é promover transações de forma mais segura e rápida, gerando uma maior competitividade no meio dos aplicativos com propostas semelhantes aumentando a eficiência do mercado. Através do PIX é possível que seus membros façam transferências e pagamentos em até dez segundos acontecendo durante as 24 horas do dia, em todos os dias do ano, inclusive feriados e finais de semana, fazendo com que transações que antes poderiam levar dias aconteçam imediatamente.

Em relação a burocracia dos procedimentos elas são reduzidas no PIX, onde só necessitam do fornecimento do telefone ou CPF das pessoas no caso de transferências, sem precisar de todos os dados das contas bancárias. Um outro benefício promovido por ele é o pagamento de estabelecimentos em tempo real, como em restaurantes e lojas, fazendo do aplicativo uma das melhores inovações na área.