Os desafios econômicos da rede pública de ensino no Brasil

É notória toda a dificuldade enfrentada pelas escolas publicas todos os anos no Brasil. Problemas estruturais, ensinos precários com falta de matérias para os alunos e professores além de problemas na segurança das instituições são os principais pontos enfrentados pelos alunos e funcionários dessas escolas diariamente. Escolas com teto caindo, presença de pingueiras, rachaduras e falta de bancas para os alunos são problemas recorrentes e fazem parte de inúmeras escolas espalhadas pelo Brasil.

O ensino é amplamente prejudicado devido aos problemas estruturais e de segurança pois os alunos não conseguem assim um aprendizado de qualidade e acabam desfalcados. A falta de materiais também é muito presente em muitas escolas da rede pública do Brasil, onde os professores não conseguem os materiais de apoio necessário nem os alunos conseguem livros para auxiliar no aprendizado.

Todos esses problemas enfrentados pelos alunos e funcionários das instituições tem uma grande influência na vida de todos os envolvidos, no caso dos profissionais eles são obrigados todos os dias a irem prestar seus serviços em um ambiente sem nenhuma estrutura fazendo com que se torne um trabalho extremamente desgastante e desgostos. Já para os alunos as consequências são enormes, fazendo com que criem déficits na educação deles e seja refletivo futuramente na prestação do vestibular onde todo o ensino do fundamental e médio é cobrado.

Consequências dos desafios encontrados pelas escolas públicas no Brasil.

O número de alunos aprovados nos vestibulares e que concluíram seus estudos em escolas de rede publica é extremamente baixo. Devido a todos os problemas que eles enfrentam o aprendizado é prejudicado e disputam uma vaga com uma concorrência desleal que possuem inúmeros benefícios comparados a eles. Quando um aluno de rede publica é aprovado no vestibular muitas vezes fez parte de uma escola de referência ou teve algum estudo complementar por fora, já que muitos conhecem a realidade apresentada pela maioria das escolas publicas do Brasil.

Com a dificuldade de entrar no vestibular, mas ainda assim o sonho de cursar o ensino superior muitos jovens buscam alternativas para isso e não deixam os problemas do ensino que tiveram influenciarem nos seus futuros. FIES e Prouni são grandes programas que auxiliam esses jovens ao ingresso no ensino superior criando condições acessíveis para eles. Diante de toda a realidade em que o mundo está vivendo e principalmente o Brasil uma grande dúvida fica no quesito educação, vai ter Prouni 2021?

Uma das maiores oportunidades oferecidas pelo governo para que jovens e adultos consigam assim realizarem o sonho do ingresso em faculdades para adquirirem melhores condições através do conhecimento e capacitação. Esses programas são uma forma do governo em sanar as dificuldades enfrentados no ensino da rede pública oferecendo vagas especiais para esses alunos que fizeram parte do ensino publico no Brasil com vagas em faculdades particulares que chegam a apresentar bolsas de estudo 100% grátis.

Fonte: prouni2021.blog.br