Banco Mundial aponta crescimento da pobreza no Brasil

A pobreza no Brasil ainda é muito presente e algumas situações internas e externas ao país fazem aumentar o número de pessoas que passam por situações de vulnerabilidade. Algumas famílias vivem em condições precárias, sem moradia adequada e em locais sem saneamento algum correndo risco de pegar doenças devido a toda a exposição. Diante a todas essas situações ainda têm casos de pessoas vivendo na rua sem nenhum dinheiro para se alimentar e nenhuma garantia sobre a vida.

O combate a pobreza sempre foi uma grande luta travada pelo governo e a melhoria das condições de vida sempre foi um grande objetivo traçado pelos governantes. Devido a esse objetivo o governo com o intuito de auxiliar os cidadãos, que fazem parte do grupo da pobreza ou extrema pobreza e vivem em situações de vulnerabilidade, ele criou vários benefícios sociais que promovem uma ajuda financeira e amenizam um pouco a situação em que estão inseridos.

Diante de todas as dificuldades que esses cidadãos enfrentam eles são marginalizados pela sociedade e consequentemente são excluídos tornando cada vez mais difícil a conquista de uma vida e condições melhores. Com os benefícios sociais as pessoas conseguem uma vida mais digna e podem assim ter melhores oportunidades.

Um grande exemplo de benefício concedido pelo governo é o Bolsa família, que é o maior programa social de todo o país, através dele todas as famílias, que estão cadastradas no programa, recebem um pagamento mensal realizado pelo Governo Federal que auxilia assim milhares de famílias carentes que residem no Brasil.

Como funciona o Bolsa Família?

O programa surgiu com o intuito de auxiliar todas as famílias carentes do brasil e garantir assim melhores condições a elas através do benefício. Ele teve origem a partir da junção de outros programas sociais que já existiam, fome zero, vale gás e bolsa escola, como todas as famílias que eram beneficiadas recebiam os 3 auxílios o governo decidiu unir e assim formar o bolsa família.

Para conseguir os benefícios acontece todo um programa de seleção onde as famílias são avaliadas e o responsável pelo recebimento é de preferência uma mulher na família. Muitas pessoas já são beneficiadas através do programa e o planejamento para beneficiar mais cresce exponencialmente. Para o Bolsa Família 2021 é necessário ficar informado sobre o calendário de pagamento e também nas inscrições para futuros beneficiários que tem interesse e são aptos a inscrição no programa.

Com a ajuda desse e de vários outros programas sociais as dificuldades financeiras da população vêm sendo amenizadas, mas a luta é grande e os desafios são constantes, a linha da pobreza é um grande desafio a ser vencido e controlado mas o governo vem trabalhando arduamente para alcançar esse objetivo.