Sexta-Feira, 25 de julho de 2014
05.04.07 - Mundo
Suiça: Solidaridade com os mais pobres*
Adital

Carta aberta às organizações co-partes na América Latina


Páscoa 2007


Estimados amigas e amigos,


Com profunda consternação, nos enteiramos da advertência e da repreensão por parte da Congregação da Doutrina a alguns escritos e teses, concretamente duas obras teológicas, do teólogo jesuíta Jon Sobrino, da Universidade Centroamericana, em San Salvador. O teólogo é acusado, especialmente, de diminuir o valor da divindade de Jesus Cristo e de valorizar excessivamente o componente histórico da figura de Jesus, separando-o de sua dimensão divina.

A visão de que na Solidariedade com os mais pobres expressa-se a Divindade de Jesus é fundamental para a Teologia da Libertação. É fundamental também para a compreensão que, sobre sua missão, têm as organizações de ajuda e obras missionárias das Igrejas evangélica e católica na Suíça.

A visão de Sobrino sobre o Jesus histórico e solidário tem motivado nosso atuar no acompanhamento aos processos desencadeados tanto na América Latina como na África, Ásia e Europa. Ela é inseparável da opção pelos pobres e excluídos. Essa visão acompanhou o Arcebispo Oscar Romero, de quem Jon Sobrino foi assessor teológico, até seu martírio hasta su martirio. Jon Sobrino continua dando testemunho desta opção pelos pobres e marginalizados em sua vida e em seus escritos. Condená-lo pode dar a entender que se nega o apoio a um representante qualificado da opção pelos pobres.

O testemunho de solidariedade com os pobres que vocês vivenciam em seu trabalho diário no continente latino-americano é também de extrema importância para n´so, na Suiça. É para nós, testemunho de uma fé profunda no Deus Libertador. Seu compromisso valioso com os sem terra, sua atitude em defesa dos direitos das comunidades indígenas, seus protestos contra a exploração das pessoas ou contra a destruição da natureza são atitudes muito importantes para nós e nos motiva para também aqui na Suiça dar testemunho dessa fé libertadora. Nos sentimos, dessa forma, unidos a sua luta diária por mais justiça e paz. É também essa fé no mesmo Deus libertador que nos motiva a manter essa solidariedade. A opção pelos pobres vai continuar inspirando-nos em nosso atuar.

* Recebam saudações cordiais de parte de:

- Pan para Todos / Dr. Beat Dietschy, Secretario General, Berna
- HEKS / Ayuda de las Iglesias Protestantes de Suiza, Franz Schüle, Director Ejecutivo, Zurich
- Fastenopfer / Severino Villa, Resp. Programa Brasil, Lucerna
- Mission 21 / Madeleine Strub-Jaccoud, Directora Ejecutiva, Basilea
- Albert Rieger / Director del Departamento ‘Misión, Ecumenismo y Desarrollo’ de la Iglesia de Berna y Solothurn, Berna
- MIVA Suiza / Peter Ganther, Encargado de Proyectos en América Latina, Wil SG
- Misión Belén Immensee / Franz Erni, Director Departamento Misiones, Immensee
- Connexio / Red para Misión y Servicio de la Iglesia Evangélica Metodista - Andreas Stämpfli, Secretario General, Zurich
- Departement Missionaire - échange et mission / Nancy Carrasco, Secretaria Ejecutiva para América Latina, Lausanne
- Dominikaner por la Justicia y Paz - Viktor Hofstetter, OP, promotor, Zurich

Link permanente:
Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para:
Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Início
Adital na Rede
Notícias mais lidas (nos últimos 7 dias)
  1 2 3 4 5